Como se pode educar e sensibilizar as crianças para o problema das alterações climáticas e mitigação dos seus impactos?
É importante que as crianças comecem cedo a serem sensibilizadas para o que se passa com o clima do nosso planeta e quais as ações que se podem tomar para tornar o planeta mais saudável.
Muitos projetos têm sido desenvolvidos para dar a conhecer o que se passa com o nosso clima e quais as medidas de adaptação às alterações climáticas que se devem tomar de forma a mitigar os seus impactos.
“Climate Box” – o que é?
Nesta primavera, algumas regiões do globo, como por exemplo o Cazaquistão e o Brasil, estão a enfrentar as piores inundações dos últimos tempos, que causaram mortes, afetaram dezenas de milhares de pessoas e deixaram milhares sem abrigo.
Embora a extensão total dos danos ainda não tenha sido avaliada, é evidente que aquilo a que estamos a assistir faz parte das alterações climáticas globais que nos afetam a todos.
Apesar de nos sentirmos impotentes face a estas forças naturais, cada um de nós pode fazer a diferença, por mais pequena que seja, quando combinado com outros. Basta ter os conhecimentos e os hábitos corretos. Para isso é fundamental dar formação sobre o estado do clima ao público em geral, mas acima de tudo às crianças e aos jovens.
Deste modo, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e os seus parceiros desenvolveram materiais educativos para os estudantes, conhecidos como “Climate Box”.
Além da sensibilização sobre o estado do clima também se pretende chamar a atenção sobre os possíveis efeitos das alterações climáticas na natureza e na humanidade em várias partes do mundo até ao final do século XXI, caso não sejam tomadas medidas para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera.
Uma equipa de especialistas, incluindo climatologistas, geógrafos, biólogos, economistas, escritores infantis e educadores, colaborou na “Climate Box”. Cada país envolvido tem a sua própria equipa que adapta os conteúdos ao seu contexto geográfico, sociocultural e sistema educativo nacional específicos.
Lançado pela primeira vez pelo PNUD, há uns anos, com o apoio do Ministério dos Recursos Naturais e da Ecologia da Rússia e da Coca-Cola para as escolas russas, o projeto recebeu reações positivas. Consequentemente, o PNUD decidiu lançar uma versão internacional em inglês, com planos para a adaptar a novos países. O Cazaquistão foi um dos primeiros a aderir e já estão a ser utilizadas versões adaptadas nas escolas e noutras instituições de ensino.
Conteúdos do “Climate Box”
A “Climate Box” oferece uma ferramenta educativa abrangente para ajudar os jovens a compreender e a responder às alterações climáticas de forma responsável. Inclui guias ilustrados, cartões de jogo, adivinhas, cartazes, mapas e recursos digitais para uma aprendizagem interativa.
Concebida para tornar a aprendizagem divertida e interessante, a “Climate Box” fornece informações atualizadas sobre as alterações climáticas com uma série de tarefas criativas, jogos, questionários e experiências, bem como recursos para professores/educadores.
A “Climate Box” abrangendo vários tópicos, como a redução de carbono, a conservação da água em casa, o impacto ambiental dos transportes públicos, os benefícios das luzes LED e os efeitos do consumo de carne no clima, não só fornece informações como também inspira a tomada de ações para reduzir o impacto ambiental.
Esta ferramenta pode ser integrada nos currículos escolares e utilizada para atividades extracurriculares e independentes dos alunos. Os materiais estão adaptados a diferentes grupos etários e abrangem tanto conhecimentos teóricos como aspetos práticos, incluindo recomendações para experiências e projetos de aplicação dos conhecimentos na vida real.
O kit de ferramentas da “Climate Box” é uma coleção de materiais didáticos sobre as alterações climáticas e pode ser descarregado diretamente de https://climate-box.com/ em 13 línguas diferentes.
O “Climate Quiz” é um jogo fácil de jogar sobre as alterações climáticas, que complementa o livro didático “Climate Box” e torna a aprendizagem mais fácil e divertida. É composto por 100 perguntas que foram divididas entre três tópicos. Cada pergunta tem quatro sugestões de resposta, sendo que apenas uma delas é a correta.
Um dos principais componentes da “Climate Box” é um programa de formação para professores, com o objetivo de os capacitar para aplicar a educação climática na escola e fora da sala de aula.
O impacto da “Climate Box” vai para além da sala de aula, uma vez que inspira as crianças em idade escolar a agir e a desenvolver projetos de sustentabilidade nas suas escolas e comunidades.
A “Climate Box” está atualmente a ser implementada em dez países diferentes, tendo chegado a cerca de 70000 crianças em idade escolar e está a transformar a forma como a educação climática está a ser ensinada nas escolas, proporcionando oportunidades para os alunos pensarem de forma diferente, explorarem soluções climáticas e tomarem as medidas climáticas necessárias.