Como regar corretamente os tomateiros para que cresçam saudáveis?

Uma experiência que envolveu o cultivo de plantas de tomate e a sua pulverização com água revela que o tamanho das gotas de água influencia a sua saúde.

Os tomates podem crescer bem em estufas se não forem regados em excesso.
Os tomates podem crescer bem em estufas se não forem regados em excesso.

Embora algumas pessoas pensem que tocar música ou até mesmo falar com as suas plantas pode ajudá-las a crescer de forma saudável, há poucas provas que o sustentem. No entanto, há estudos recentes que mostram que as ondas sonoras podem ajudar a estimular o crescimento de plantas e fungos. A estimulação também pode vir dos elementos da natureza, da chuva ao vento e, claro, da própria rega.

Os investigadores exploraram o impacto da rega nas plantas de tomate e descobriram que o tamanho das gotas de água influencia o crescimento das plantas de tomate, bem como a sua saúde, na sua capacidade de resistir a pragas e doenças patogénicas.

Experiência de crescimento do tomateiro

A equipa pulverizou os tomateiros com água duas vezes por dia, comparando os efeitos de pequenas gotas (do tamanho de um pixel num ecrã de computador) e de grandes gotas (do tamanho de uma cabeça de alfinete), em comparação com a ausência de pulverização.

Pulverizar os tomateiros com água é uma prática comum, mas acontece que o tamanho das gotas estimula as plantas de formas diferentes.
Pulverizar os tomateiros com água é uma prática comum, mas acontece que o tamanho das gotas estimula as plantas de formas diferentes.

Observaram algumas diferenças estruturais importantes. Ambos produziram frutos de qualidade semelhante, mas as plantas de tomate pulverizadas com gotas grandes cresceram mais curtas e compactas, enquanto houve poucas diferenças entre as plantas com gotas pequenas e sem pulverização.

Os tomateiros com grandes gotas apresentaram alterações importantes nas hormonas que contribuem para a defesa das plantas, apoiando a resistência a ameaças de larvas de traça ou bolor. Isto inclui um mecanismo de defesa nas suas folhas chamado ácido clorogénico. Seriam até menos atrativas para as traças que põem ovos, devido à menor emissão de compostos orgânicos voláteis.

Talvez então a utilização de gotículas de água maiores em pulverizações de água possa apoiar o crescimento do tomate para alguns produtores. Os investigadores indicaram que o desenvolvimento de tecnologias de pulverização de água e a atomização de gotículas poderiam ajudar a agricultura e tornar o cultivo do tomate não só mais eficiente, mas também mais ecológico. Mas a eficácia dos métodos pode variar de região para região.

Cultivo de tomates no Reino Unido

O crescimento saudável pode ajudar a resistir aos tomates propensos ao míldio no Reino Unido. A Royal Horticultural Society (RHS) aconselha que, para cultivar tomates naquele país, é melhor protegê-los das temperaturas mais frias. Necessitam de proteção contra as geadas, com alimentação e rega regulares.

Regue regularmente, mas não em demasia, e tente manter os tomates num local soalheiro mas abrigado. Uma estufa pode ser uma boa opção nas condições mais frias do Reino Unido.

Uma estufa pode ser uma óptima solução, mas se forem cultivados ao ar livre, precisarão de um local quente e soalheiro, mas abrigado. A Bloomling UK adverte que a rega dos tomates é uma ciência delicada e uma arte, aconselhando a regar à volta do caule, mas apenas quando os tomates “realmente precisam”.


Referência da notícia:

“Suprathreshold Water Spray Stimulus Enhances Plant Defences against Biotic Stresses in Tomato”. Journal of Agricultural and Food Chemistry. DOI: 10.1021/acs.jafc.4c05131