Como regar corretamente os tomateiros para que cresçam saudáveis?
Uma experiência que envolveu o cultivo de plantas de tomate e a sua pulverização com água revela que o tamanho das gotas de água influencia a sua saúde.
Embora algumas pessoas pensem que tocar música ou até mesmo falar com as suas plantas pode ajudá-las a crescer de forma saudável, há poucas provas que o sustentem. No entanto, há estudos recentes que mostram que as ondas sonoras podem ajudar a estimular o crescimento de plantas e fungos. A estimulação também pode vir dos elementos da natureza, da chuva ao vento e, claro, da própria rega.
Os investigadores exploraram o impacto da rega nas plantas de tomate e descobriram que o tamanho das gotas de água influencia o crescimento das plantas de tomate, bem como a sua saúde, na sua capacidade de resistir a pragas e doenças patogénicas.
Experiência de crescimento do tomateiro
A equipa pulverizou os tomateiros com água duas vezes por dia, comparando os efeitos de pequenas gotas (do tamanho de um pixel num ecrã de computador) e de grandes gotas (do tamanho de uma cabeça de alfinete), em comparação com a ausência de pulverização.
Observaram algumas diferenças estruturais importantes. Ambos produziram frutos de qualidade semelhante, mas as plantas de tomate pulverizadas com gotas grandes cresceram mais curtas e compactas, enquanto houve poucas diferenças entre as plantas com gotas pequenas e sem pulverização.
Os tomateiros com grandes gotas apresentaram alterações importantes nas hormonas que contribuem para a defesa das plantas, apoiando a resistência a ameaças de larvas de traça ou bolor. Isto inclui um mecanismo de defesa nas suas folhas chamado ácido clorogénico. Seriam até menos atrativas para as traças que põem ovos, devido à menor emissão de compostos orgânicos voláteis.
Talvez então a utilização de gotículas de água maiores em pulverizações de água possa apoiar o crescimento do tomate para alguns produtores. Os investigadores indicaram que o desenvolvimento de tecnologias de pulverização de água e a atomização de gotículas poderiam ajudar a agricultura e tornar o cultivo do tomate não só mais eficiente, mas também mais ecológico. Mas a eficácia dos métodos pode variar de região para região.
Cultivo de tomates no Reino Unido
O crescimento saudável pode ajudar a resistir aos tomates propensos ao míldio no Reino Unido. A Royal Horticultural Society (RHS) aconselha que, para cultivar tomates naquele país, é melhor protegê-los das temperaturas mais frias. Necessitam de proteção contra as geadas, com alimentação e rega regulares.
Uma estufa pode ser uma óptima solução, mas se forem cultivados ao ar livre, precisarão de um local quente e soalheiro, mas abrigado. A Bloomling UK adverte que a rega dos tomates é uma ciência delicada e uma arte, aconselhando a regar à volta do caule, mas apenas quando os tomates “realmente precisam”.
Referência da notícia:
“Suprathreshold Water Spray Stimulus Enhances Plant Defences against Biotic Stresses in Tomato”. Journal of Agricultural and Food Chemistry. DOI: 10.1021/acs.jafc.4c05131