Como proteger o seu automóvel durante uma violenta tempestade de granizo?
Quando há trovoada com granizo, o que devem fazer os proprietários de automóveis ao serem confrontados com estes fenómenos meteorológicos intensos?

As tempestades de granizo podem causar danos muito graves nos veículos. As fotografias que circulam nas redes sociais após uma grande tempestade de granizo mostram carros amolgados, vidros partidos e, em alguns casos, veículos completamente inutilizáveis. Mas o que é que podemos fazer?
Todos os anos, o granizo provoca prejuízos na ordem dos milhares de milhões, sendo os automóveis um dos mais afetados. No entanto, há formas de minimizar o risco.
Métodos de proteção dos veículos contra o granizo
- Estacionamento coberto. A melhor solução é sempre uma garagem, um telheiro ou qualquer estrutura que sirva de abrigo.
- Proteção improvisada. Se não houver espaço coberto disponível, cubra o carro com cobertores, lonas pesadas ou mesmo cartão. Alguns condutores colocam tapetes ou alcatifas no capot e no tejadilho como amortecedores caseiros.
- Coberturas e invólucros especiais. Existem coberturas especiais para proteção contra o granizo, desde modelos almofadados a insufláveis. O seu preço é bastante elevado, mas podem ser um bom investimento se viver numa zona propensa a tempestades frequentes.
O que fazer se estiver a conduzir durante uma tempestade de granizo?
Vários estudos afirmam que, quando chove, as probabilidades de ter um acidente rodoviário aumentam em 70% em comparação com um dia de céu limpo, devido a vários fatores, incluindo a visibilidade reduzida e o asfalto molhado, que proporciona menos aderência.

O melhor e mais seguro conselho em caso de aviso meteorológico é ficar em casa e evitar conduzir, adiando a sua partida até que as condições melhorem ou a previsão seja mais positiva.
Se for apanhado a conduzir durante uma trovoada, é melhor evitar travar ou parar abruptamente na estrada. E mais uma vez:
- Procure um refúgio seguro, como uma estação de serviço ou uma ponte.
- Abrande gradualmente. Ligue os faróis baixos para melhorar a sua visão e tornar-se visível.
- Mantenha a calma: o som do granizo a atingir o seu carro pode ser assustador, mas o vidro foi concebido para não se partir em fragmentos perigosos.
- Aumente a sua distância dos outros veículos para evitar colisões. O granizo atinge normalmente áreas muito localizadas, por isso, se continuar a conduzir com cuidado, pode sair da área afetada dentro de alguns minutos e as condições podem melhorar.
O seguro cobre os danos causados pelo granizo?
Nem todas as apólices de seguro incluem a cobertura dos danos causados pelo granizo. Por conseguinte, é aconselhável que estude cuidadosamente a apólice. Se o seu seguro cobre o granizo, tenha em atenção que o pedido de indemnização deve ser apresentado no prazo de algumas horas úteis após o acidente. A seguradora pedir-lhe-á que envie fotografias dos danos, uma descrição do acidente e, em alguns casos, que mande inspecionar o veículo numa oficina ou num centro especializado.
É aconselhável que reveja as condições da apólice antes de um evento meteorológico para evitar surpresas.