Como plantar e cuidar de uma árvore de fruto num vaso: guia para desfrutar dos frutos em casa
Apesar de não ser comum é prático e estético ter árvores de fruto dentro de casa. Conheça os segredos para cuidar destas árvores e fazer com que durem anos e deem frutos em abundância, com a ajuda do nosso portal!
É bastante mais comum colocar árvores de fruto no jardim, ou mesmo no terraço, contudo, é inegável a beleza de algumas espécies, quando bem cuidadas, no interior de uma habitação.
Um exemplo disso é o limoeiro, uma árvore de fruto que tem a capacidade de se adaptar às condições dentro de uma habitação, podendo produzir frutos com qualidade e em quantidades consideráveis. Mas de que forma é que uma árvore de fruto pode embelezar uma sala de estar ou uma cozinha? Damos-lhe dicas importantes se optar por uma solução deste tipo.
Que variedades de limoeiro podemos ter em casa?
Para que o limoeiro floresça no interior de uma habitação é importante que os proprietários escolham bem a variedade. As variedades de menores dimensões terão maior possibilidade de lidar com as limitações de espaço, nomeadamente o vaso onde poderão ser instaladas.
Sendo os limoeiros árvores de folha perene, é de esperar que as suas folhas iluminem uma casa ao longo das quatro estações do ano e para além disso, são árvores que apresentam uma longevidade assinalável, o que permite várias recolhas de frutos, em vários anos consecutivos.
Os limoeiros mais adequados ao ambiente caseiro são: o “quatro estações”, também conhecido como “Eureka” ou o “Primofiori”. Estas duas variedades de pequenas dimensões que têm como características dar frutos todo o ano e crescer de forma rápida, respetivamente.
Que cuidados devemos ter
Os limoeiros jovens devem ser plantados na primavera ou no outono, utilizando um solo poroso, sendo que se deve adicionar adubo e garantir que o vaso tem uma boa drenagem. Se a opção for utilizar as sementes para obter uma nova árvore, deve ter-se em atenção a seleção das mesmas, hidratando as mesmas e selecionando as mais fortes. Em pouco meses, as sementes terão brotos com cerca de 20 cm e poderão ser colocadas em vasos maiores.
Em termos de exposição solar, os limoeiros devem estar numa divisão da casa com boa luminosidade, já que requerem pelo menos 7 horas de luz solar direta por dia, de preferência protegidos pelo vento. Este tipo de árvore floresce num intervalo de temperaturas que vai dos 15 ºC aos 28 ºC, sendo que não deve estar em espaços onde a temperatura desça abaixo dos 3 ºC.
Para além disto, há que ter especial atenção à irrigação e à poda da árvore. Nos meses mais quentes, os limoeiros devem ser regados de 2 em 2 dias, sendo que nos meses mais frios pode haver um espaçamento maior. A poda deve ser feita no fim do inverno ou no início do verão, num momento em que se registem temperaturas maioritariamente primaveris. Este processo pode contribuir para um crescimento saudável, mas acima de tudo para um crescimento regrado, adaptando a árvore ao espaço existente em casa.
Por fim, é importante salientar as pragas mais comuns neste tipo de árvores: a cochonilha, as aranhas vermelhas ou os pulgões são as mais frequentes e podem ser combatidas com pesticidas químicos ou naturais. Se respeitarmos estas indicações podemos ter taxas de sucesso muito satisfatórias, na criação de uma árvore de fruto dentro de casa, com todas as vantagens que isso acarreta.