Como é que os astronautas na Estação Espacial Internacional celebram o Natal?
O Natal chegou e, para alguns de nós, ao desembrulharmos os presentes debaixo da árvore, pode surgir uma pergunta: como é que se festeja na Estação Espacial Internacional? Os astronautas também recebem presentes?
Deve saber que, enquanto muitos de nós na Terra estamos sobrecarregados com jantares de Natal e presentes, o espaço também está a celebrar a época festiva, mas de uma forma ligeiramente diferente.
Em primeiro lugar, há décadas que os astronautas no espaço podem saborear a época festiva. De facto, um dos primeiros Natais no espaço foi o da Apollo 8.
Nessa ocasião, quando os astronautas estavam prestes a abrir os seus recipientes de comida, para além de algumas guloseimas, pouco habituais numa dieta espacial, como peru recheado e pequenas garrafas de brandy, encontraram também alguns presentes para desembrulhar. Estávamos em 1968 e Frank Borman, Jim Lovell e Bill Anders não estavam certamente à espera desta surpresa.
O primeiro Natal no espaço
Apenas cinco anos mais tarde, em 1973, os astronautas Gerald Carr, William Pogue e Edward Gibson, provavelmente desejosos do ar festivo do Natal, decidiram fazer uma árvore de Natal com as suas conservas no Skylab 4, a única estação espacial americana. Ao longo dos anos, a organização destas festividades (mas também de outras relacionadas com diferentes religiões) foi-se aperfeiçoando.
Hoje em dia, os astronautas podem decorar a Estação Espacial Internacional (ISS) com árvores de Natal e grinaldas semelhantes às que usamos aqui na Terra, podem pendurar meias para a Epifania, como a nossa Samantha Cristoforetti também nos mostrou em algumas fotografias em 2014, quando passou o Natal e a Passagem de Ano no espaço e se imortalizou usando um típico chapéu de Natal para a ocasião.
Em que é que difere do Natal à superfície?
Não só isso, mas hoje em dia na ISS é possível comer praticamente tudo, pelo que são preparados menus ad hoc para os cosmonautas durante a época festiva, que fazem lembrar as refeições tradicionais dos seus países de origem. E, tal como nós, também recebem presentes de Natal (enviados através das últimas missões de reabastecimento antes das férias) e podem ver filmes típicos de Natal que nós também vemos nos nossos televisores.
Obviamente, existem diferenças importantes entre a forma como celebramos na Terra e lá em cima. No espaço, o álcool não é permitido, não há facas nem cadeiras, por isso nem toda a gente está sentada à volta da mesa a brindar ao jantar.
Por isso, até agora, o Natal e outras festas no espaço são muito semelhantes às celebradas na Terra, o que também serve para que os astronautas se sintam em casa ao passarem as típicas férias em família a cerca de 250 quilómetros acima do nosso planeta.