Como é que as diferentes fases da Lua afetam as pessoas?
Desde as culturas primitivas até aos dias de hoje, os seres humanos têm partilhado um fascínio inevitável pelo nosso satélite. Mas acha que as suas fases nos afetam?
A Lua sempre nos interessou, seja pelo brilho que nos traz, pela forma como mede o tempo ou pela forma como as suas diferentes fases nos afetam. No entanto, nem toda a gente acredita nesta última. Ora, se isto é verdade, como é que nos afeta a nós, humanos?
Antes de mais, a Lua é um satélite "vivo". Está sempre em movimento contínuo, alterando a forma como a percecionamos, ou seja, Lua cheia, quarto crescente e minguante. Além disso, o nosso satélite tem uma forte influência nos ciclos naturais da água e das plantas e, pela mesma razão, pode também influenciar-nos.
Primeiro, algumas curiosidades
Como todos sabemos, o ciclo lunar dura 29,5 dias, por isso, digamos que é uma coisa mensal, exceto em alguns casos. A palavra "menstruação" vem da palavra latina "mensis", que significa "mês" ou "ciclo lunar" e, claro, este termo que afeta as mulheres também acontece uma vez por mês.
A duração do ciclo lunar e do ciclo menstrual são semelhantes. Este último dura geralmente cerca de 29 dias em casos normais. Em termos estatísticos, partindo do princípio que os períodos começam em alturas aleatórias, uma em cada duas mulheres terá o seu período dias antes ou depois da Lua cheia ou da Lua nova. Apesar disto, estudos recentes concluíram que esta coincidência é meramente casual.
A Lua cheia é aquela que pode ter mais influência
Há psicólogos e psiquiatras que afirmam que a Lua cheia pode perturbar o sono das pessoas, especialmente quando o nosso satélite está na sua fase cheia. Muitas pessoas afirmam que, durante esta fase, demoram mais tempo a adormecer ou que dormem mal.
No contexto do sono, este estudo publicado em 2017 na revista online Molecular Psychiatry concluiu que os padrões de sono e o humor variável das pessoas com perturbação bipolar estão ligados aos ciclos lunares. Mas isto não é definitivo.
Outros estudos afirmam também que a Lua pode afetar a pressão arterial. Se a força gravitacional afeta as marés, também pode afetar os fluidos do nosso corpo. No entanto, apesar de existirem dezenas de artigos e estudos que corroboram esta relação, existem muitos outros que a contradizem.
Existem crenças populares que afirmam que a Lua cheia provoca alterações comportamentais nos seres humanos e que pode afetá-los com comportamentos violentos. Lembra-se da palavra lunático? Este termo deriva da palavra "Lua" e tem sido utilizado para designar pessoas eufóricas e transbordantes, deve haver uma razão para isso!
Por que razão pode influenciar-nos?
Alguns cientistas estudaram e investigaram o assunto. Muitos pensam que a Lua nos influencia da mesma forma que as marés. Aqui, é a força da gravidade que é a protagonista. Se influencia os animais, as plantas e as marés, como é que não nos vai influenciar a nós?
Os movimentos do Sol e da Lua criam ondas subtis no campo magnético da Terra. Estas ondas poderiam ser percecionadas pelos seres vivos, incluindo os humanos, graças a minúsculos cristais de magnetite ou a moléculas sensíveis à luz chamadas criptocromos. Até agora, porém, tudo não passa de especulação sem grande base científica.