Como é feito o ovo milenar ou ‘ovo podre’? Conheça esta incrível iguaria!

Conhecido como ovo milenar ou dos mil anos, o peedan é uma iguaria típica da culinária chinesa que se tornou famosa pelo seu modo de preparação inusitado e pelo seu aspeto, gosto e cheiro invulgares.

ovo milenar
A tradição do ovo milenar ergue a arte da transformação gastronómica chinesa a um novo patamar. Imagem: Wikimedia Commons - Laughlin Elkind (adaptada)

O peedan é um prato típico da gastronomia chinesa e não é um ovo comum. Conhecido também como ovo milenar ou dos mil anos, ovo centenário ou dos cem anos, ovo podre ou ovo preservado, este prato preparado na China é habitualmente servido como aperitivo e tornou-se viral nas redes sociais. Descubra connosco porquê.

Possível origem desta surpreendente tradição chinesa

A história do ovo milenar remonta há vários séculos, possivelmente à Dinastia Ming na China. A lenda, transmitida de geração em geração, conta que o método foi descoberto acidentalmente por um homem natural da província de Hunan. Enquanto construía a sua casa, o homem ‘deu de caras’ com um ovo de pato preservado em argamassa de cal hidratada.

Fascinado pelo sabor que esta descoberta lhe trouxe, o homem afinou a técnica gastronómica, adicionando sal e especiarias à mistura de argila. Este foi o gatilho para um tradição que perdura até hoje.

Do aspeto pouco apetitoso ao modo de preparação invulgar, eis o peedan

A elaboração do ovo milenar consiste numa técnica ancestral da gastronomia chinesa que envolve a imersão dos ovos (podem ser de pato, galinha, ganso ou codorniz) em argila, cal, amido de arroz, sal e cinzas.

O peedan deve ficar embalado nesta mistura durante 100 dias, daí a sua designação. Após este processo, o ovo fica pronto para ser consumido cru. Mas também existem duas formas tradicionais de saborear esta iguaria: em molho de soja ou dentro de uma sopa de arroz.

Os ovos de pato possuem uma casca acinzentada, são embalados um a um e vendidos em qualquer supermercado da China. Existem duas formas tradicionais de saborear o peedan: fatiado e mergulhado em molho de soja ou em bocadinhos dentro de uma sopa de arroz.

Porque também é conhecido como ‘ovo podre’?

Esta designação deve-se simplesmente ao aspeto, cheiro e gosto do peedan. Detentor de uma textura gelatinosa, é por causa da sua coloração esquisita que esta iguaria chinesa chama a atenção de quem se prepara para a consumir: a clara do ovo adquire um tom preto ou castanho-escuro ao passo que a gema, mais cremosa, revela-se esverdeada.

Além do aspeto esquisito, as pessoas que já provaram o peedan descrevem um cheiro muito forte. Apesar disso, o seu sabor é geralmente aprovado e descrito como sulfuroso.