Cometa Leonard será visível da Terra em dezembro

Não perca o avistamento do cometa Leonard, que deverá ser o mais brilhante do ano e será visível com binóculos e a olho nu. Aqui contamos-lhe mais alguns detalhes!

Cometa Leonard
O cometa Leonard foi capturado há pouco mais de uma semana e já exibia uma coma tingida de verde e uma cauda de poeira alongada. Imagem: NASA-APOD/Dan Bartlett

2021 tem estado repleto de fascinantes eventos astronómicos e muitos deles puderam ser claramente observados. Desde eclipses lunares e solares totais, ao avistamento do cometa Neowise, posicionamentos planetários, e até mesmo há quem afirme ter captado imagens de um OVNI na Suíça. Sem dúvida, este é um ano Espacial!

Durante este mês de dezembro surgirá a possibilidade de observar um cometa brilhante de magnitude 4, que foi descoberto a 3 de janeiro de 2021 pelo Observatório Monte Lemmon no Arizona, EUA, pelo astrónomo Greg J. Leonard. De acordo com os peritos, este cometa passa pela órbita terrestre a cada 80 mil anos e poderá ser visto no final deste ano.

Batizado de Leonard (C/2021 A1), passará mais próximo da Terra a 12 de dezembro de 2021 às 7:54 da manhã CST e alcançará o seu ponto mais próximo ao Sol a 3 de janeiro de 2022. Posteriormente, afastar-se-á rapidamente do Sol e continuará o seu caminho para fora do nosso Sistema Solar.

Como muitos fenómenos espaciais, é difícil prever quando e quão brilhante será um cometa, porque não sabemos quanta poeira e gás o cometa irá emitir (isto pode variar de um dia para outro), sendo que isto controlará a quantidade de luz solar que se dispersa e reflete de volta para nós.

Possíveis datas nas quais o cometa estará mais brilhante

Dependendo da poeira e do gás, espera-se que o brilho máximo modelado seja por volta de 13 ou 15 de dezembro de 2021, entre 1 a 3 dias depois do seu ponto mais próximo da Terra. Se o cometa emitir muita poeira, isto deverá tornar o pico mais brilhante devido à dispersão para a frente que poderá deslocar o pico mais tarde, para 15 de dezembro.

Devemos estar atentos ao céu e prestar muita atenção às notícias astronómicas em meios de comunicação como a Meteored, porque por vezes os cometas podem surpreender-nos com grandes explosões de gás e poeira à medida que se aproximam do Sol, e observações mais recentes podem melhorar as previsões de quão visível este cometa pode vir a ser.

Momentos de melhor apreciação do cometa Leonard

Quando estiver mais próximo da Terra, este cometa será visível imediatamente antes do amanhecer e logo após o pôr do sol. Tenha em conta que os tempos e ângulos fornecidos se baseiam numa localização específica. Na Internet pode encontrar uma série de ferramentas de astronomia que lhe permitem entrar na sua localização e obter informação para orientar uma melhor visualização do cometa.

Quando vê-lo desde Portugal?

Poderá ver o cometa Leonard desde Portugal continental a olho nu a 12 de dezembro de 2021, naquele que se prevê ser o instante de maior proximidade à Terra, apenas no hemisfério Norte. Só na segunda metade de dezembro, a partir do dia 15, é que será observável a partir do hemisfério sul.