Comemora-se hoje o Dia Mundial do Solo!

Assinala-se, um pouco por todo o mundo, durante este sábado o Dia Mundial do Solo. Apesar de ser um fim de semana de confinamento, devido às vicissitudes pandémicas, é impossível contornar a importância desta data. Fique a saber tudo connosco!

Punhado de terra.
O solo é recurso que devemos preservar de forma responsável, de forma a garantir o futuro da humanidade.

O Dia Mundial do Solo começou a ser celebrado a partir do ano de 2002, quando a União Internacional de Ciências do Solo (ICSS, na sigla em inglês), promoveu um dia de reconhecimento da importância que o solo tem para a humanidade e para a vida terrestre.

Em jeito de curiosidade, o dia 5 de dezembro, escolhido em 2013 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, foi escolhido por ser a data de nascimento do antigo Rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, um dos principais impulsionadores da criação do dia do solo.

Celebremos então, este dia e este recurso que é, de várias formas, essencial à vida!

Outra organização responsável pela dinamização deste dia é a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, na sigla em inglês). As duas organizações anteriormente mencionadas, dinamizam este dia de forma a sensibilizar toda a população para importância do recurso natural não renovável que é o solo.

A preservação deste recurso é essencial, pois a ele estão associadas diversas funções. A função primordial é fornecer alimentação humana (e não só), mas é possível salientar outras funções como conservar a biodiversidade, facilitar o ciclo hidrológico e do carbono, proteger as águas superficiais e subterrâneas e, em última análise, reduzir o impacto das alterações climáticas.

As comemorações num ano atípico

Este ano, a FAO escolheu como lema a frase “Mantenha o solo vivo, proteja a biodiversidade do solo”, tendo como principal objetivo “(…) sensibilizar para a importância de manter os ecossistemas saudáveis, assim como o bem-estar humano, abordando os crescentes desafios na gestão do solo (…) “. Pretende-se assim, incentivar os governos, as organizações, as comunidades e todos os indivíduos a assumirem um compromisso de melhoria da saúde dos solos, de forma proactiva.

Num ano marcado pela pandemia da COVID-19, todas as ações presenciais foram substituídas por iniciativas ou conferências em formato online. Durante o dia de ontem, a Parceria Portuguesa para o Solo desenvolveu um webinar que contou com a presença de vários especialistas portugueses sobre a temática dos solos. Neste evento, discutiu-se até que ponto o solo e a sua biodiversidade estão pressionados e de que forma é que uma gestão sustentável do solo pode contribuir para a proteção deste recurso valioso.

A nível nacional, um dos instrumentos mais utilizados para a gestão e conservação dos solos é a Reserva Agrícola Nacional (RAN). A RAN promove a proteção dos solos, nomeadamente os que estão subordinados à atividade agrícola, dinamizando uma agricultura sustentável que permitirá que exista um legado para as gerações futuras. Celebremos então, este dia e este recurso que é, de várias formas, essencial à vida!