Comemora-se hoje o Dia Mundial da Bicicleta
Aproximadamente um ano e meio depois do início da pandemia, celebra-se pela 4.ª vez o Dia Mundial da Bicicleta. Nos tempos desafiantes que vivemos é cada vez mais importante salientar a bicicleta como um meio de transporte alternativo. Fique a saber tudo sobre este dia, connosco!
Praticamente no início do verão de 2021, celebra-se o Dia Mundial da Bicicleta, um dia instituído há relativamente pouco tempo, mas que nos aponta, do ponto de vista dos transportes, um futuro mais sustentável ao nível do ambiente e da saúde da população.
A comemoração deste dia foi instituída no dia 18 de abril de 2018, com a aprovação da Resolução 72/272, pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Assim, esta celebração pretende promover a bicicleta como modo de transporte, destacando os seus benefícios, para além de alertar para os direitos dos ciclistas.
É inegável que este modo de transporte tem inúmeras vantagens, tanto no espaço urbano como no espaço rural, em relação aos modos de transportes mais utilizados (carro ou autocarro). A bicicleta é um meio de transporte saudável, já que interfere positivamente na saúde do utilizador, consome poucos recursos, não emite gases prejudiciais (como o CO2), e está ainda associada a sentimentos de liberdade na ótica do utilizador.
Em ambiente rural, a bicicleta está muito associada a um fenómeno recente, a transformação de antigos canais ferroviários em ciclovias (ecopistas). Assim, esta solução acaba por não estar totalmente vocacionada para a mobilidade da população, sendo maioritariamente associada à atividade turística.
Já no meio urbano, a bicicleta desempenha um papel cada vez mais fundamental na mobilidade das cidades. São cada vez em maior número, os utilizadores que diariamente utilizam a bicicleta e as ciclovias das cidades nos seus movimentos pendulares (de casa para o trabalho e do trabalho para casa).
Assim, os órgãos de poder local têm progressivamente retirado espaço ao automóvel e ao autocarro, atribuindo esses espaços às bicicletas, aposta clara na mobilidade suave, menos consumidora de recursos e menos emissora de gases com efeito de estufa. Por outro lado, as autarquias estão a apostar cada vez mais em sistemas de utilização pública partilhada de bicicletas.
A comemoração em Portugal
Este dia, comemorado com diversas atividades um pouco por todo o mundo, pode (e deve) incluir diversas atividades, nas quais se destacam: fazer pequenos percursos de bicicleta, a sós ou com a companhia da família; comprar uma bicicleta ou reaproveitar um equipamento antigo; divulgar as vantagens de andar diariamente de bicicleta; divulgar a data nas redes sociais e partilhar um ou mais vídeos enquanto anda de bicicleta.
Com todas as condicionantes associadas à pandemia, este ano as comemorações desta data terão uma vertente mais virtual do que seria expectável. Assim, é importante assinalar este evento nas redes sociais, sensibilizando a comunidade digital para a importância a vários níveis da utilização da bicicleta.
Em Lisboa, a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (PFCUB), vai dinamizar uma atividade que consiste na exploração da rede ciclável da cidade. Este evento vai decorrer com inscrições gratuitas, mas obrigatórias e limitadas a 250 participantes, cumprindo todas as normas da Direção Geral de Saúde (DGS).
Já na cidade do Porto, as celebrações terão um cariz mais virtual: o “Movimento Gostava de Andar de Bicicleta” e o “Boost” desafiam os ciclistas, nomeadamente os mais velhos, a publicarem fotos nas redes sociais destas entidades sobre a forma como as cidades portuguesas lidavam antigamente com as bicicletas e as ciclovias.
A bicicleta está cada vez mais presente no quotidiano dos portugueses, seja por necessidade ou como passatempo, pois é um “meio de transporte acessível, fácil, sustentável, que promove a preservação ambiental e a saúde.”.