Com este guia é certo que não vai perder nem uma das melhores praias da região de Coimbra
Entre os 19 concelhos do distrito, há praias, áreas balneares e piscinas que precisa mesmo de descobrir. Feitas as contas, são mais de 100 tesouros naturais que poderá conhecer através deste roteiro.
Já sabemos que na região Centro, rica em história, cultura e paisagens naturais, há muito para descobrir. Afinal, acabámos mesmo por desvendar alguns dos melhores miradouros que tem mesmo de conhecer. Mas, sabia que aqui há também praias, áreas balneares e piscinas descobertas para ir a banhos no verão? É verdade!
O centro de Portugal é um verdadeiro paraíso natural. O problema, é que, assim como as melhores joias se encontram escondidas, também estes tesouros nacionais estão ocultos e mantêm-se em segredo de muitos.
A partir de agora, porém, não precisa de se preocupar mais. É que, desde 1 de agosto que existe um guia que vai ajudá-lo a descobrir todas estas maravilhas da natureza.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra lançou o guia de Praias e Áreas Balneários da Região de Coimbra. Para quê? Para partir à descoberta das “107 jóias que unem o melhor de dois mundos no território, especialmente para os dias de verão: natureza e água”.
“Com este guia pretendemos promover um melhor conhecimento do nosso território, das nossas jóias da natureza, sobretudo alinhadas com a tendência que privilegia o turismo sustentável e de natureza: um turismo que preserva e respeita o ambiente”, destacou Emílio Torrão, presidente da CIM da região, citado pelo jornal ‘Expresso’.
Ao longo de uma centena de páginas, poderá descobrir 70 praias e áreas balneares fluviais e costeiras, bem como 37 piscinas descobertas. Dessas, há 31 praias “acessíveis para todos”, 28 galardoadas com Bandeira Azul e 25 que foram distinguidas Qualidade de Ouro devido à qualidade da água.
No guia, disponível nos 19 concelhos que integram a CIM, bem como na página de promoção turística da Região de Coimbra, é possível encontrar também dicas para que todos possam desfrutar destes locais em segurança, respeitando o ambiente e as regras de utilização.
Além disso, inclui sugestões de visitas ao património cultural e histórico, como forma de impulsionar "mais estadias na região".
Coimbra, uma gema da natureza
O sol brilha forte, o calor aperta e só apetece um mergulho refrescante. Tudo aponta para uma reta final de semana, em que eventualmente grande parte do país se encontra de férias, com excelentes condições para desfrutar das mesmas.
O mais incrível é que nem precisa de fazer grandes viagens para encontrar o paraíso aquático ideal. Afinal, a região de Coimbra é rica em recursos hídricos, com rios, ribeiras, praias e piscinas que escondem verdadeiros presentes da natureza.
Com este guia, é garantido que irá numa viagem “pelas melhores praias e áreas balneares da Região, desde as mais naturais e paradisíacas até às mais familiares e bem equipadas.”
“Desde o mar à serra. Descubra as praias acessíveis, onde a praia é ‘para todos’, as praias galardoadas com Bandeira Azul, ideais para famílias com crianças, e as que pela qualidade da água foram distinguidas ‘Praia Qualidade de Ouro’. Se preferir, aventure-se em praias selvagens rodeadas por natureza exuberante, ou por piscinas que proporcionam todo o conforto para relaxar”, lê-se no documento.
“Encontrará paisagens deslumbrantes, águas cristalinas e diversas atividades para aproveitar ao seu ritmo. Desfrute do seu tempo de lazer. Seja para um dia de descanso em família, um piquenique com amigos ou uma aventura radical, aqui encontrará o lugar perfeito para desfrutar do seu tempo livre em pleno”, prometem.
Uma das praias que pode conhecer se estiver de visita à região de Coimbra — e que está mencionada neste guia — é a Praia Fluvial de Peneda / Pego Escuro.
Um Refúgio Natural no Coração de Góis
Não, não foi um erro colocar o nome Praia Fluvial de Peneda / Pego Escuro. Diz-se e escreve-se assim mesmo, já que a designação representa a junção de dois locais distintos, mas próximos, que partilham a mesma área de lazer junto ao rio Ceira, em Góis: Peneda e Pego Escuro.
Pego Escuro é um termo tradicional que descreve uma área específica do rio Ceira, onde as águas formam uma espécie de poço ou lagoa natural mais profunda, geralmente num local mais sombreado e envolto pela vegetação densa. O nome "Pego Escuro" reflete essa característica, com "pego" a significar um poço de água e "escuro" a profundidade e a sombra da área.
Situada na região de Góis, nas margens do rio Ceira, a Praia Fluvial de Peneda / Pego Escuro é um verdadeiro paraíso para quem procura refrescar-se em águas cristalinas e aproveitar o dia numa atmosfera tranquila e envolvente.
Aninhada entre montanhas e vegetação exuberante, este local é formado pelas águas puras do rio Ceira, que cria pequenas piscinas naturais e áreas de lazer perfeitas para um dia em família ou para uma escapada mais relaxante.
Além de mergulhar nas águas límpidas, os visitantes podem aproveitar as várias infraestruturas disponíveis, como zonas de merendas, churrasqueiras, e um bar de apoio onde se pode tomar uma bebida, ou comer algum snack. Há também uma pequena ponte de madeira que atravessa o rio, que acrescenta aquele charme extra ao cenário.
O melhor é que a Praia Fluvial de Peneda/Pego Escuro é um local menos conhecido em comparação com outros da zona, o que o torna ainda mais especial para quem deseja fugir das multidões e conectar-se com a natureza. Podemos dizer até que este é o destino perfeito para os amantes de ambientes serenos e para aqueles que desejam explorar a beleza natural do interior de Portugal.