Colapso e tsunami em Zakynthos, Grécia

Ontem sete pessoas ficaram feridas devido à queda de grandes rochas de uma falésia de uma praia grega. O impacto destas com a água gerou um pequeno tsunami que inundou a praia causando uma debandada entre os banhistas.

youtube video id=XqdR1rbPkvw

Sete pessoas ficaram feridas ontem quando parte de uma falésia na praia de Navagio, na ilha grega de Zakynthos, desmoronou. As rochas atingiram alguns dos banhistas e depois, como resultado da colisão com a água, um pequeno tsunami afogou parte da areia que estava bastante movimentada. Os ferimentos pessoais foram em geral pequenos, exceto por uma mulher de 34 anos da República Checa que ficou com uma vértebra fraturada.

Nas imagens captadas pelas testemunhas, há uma sequência de colapsos que caem na praia e no mar, enquanto os banhistas tentam fugir. Alguns deles muito perto da poeira. Uma brigada de bombeiros e a Guarda Costeira grega procuraram entre os escombros, possíveis feridos, felizmente sem resultado. A praia do "naufrágio", onde só se pode chegar de barco, permanecerá fechada ao público até que tudo seja cuidadosamente verificado.

Conforme explicado pelos meios de comunicação social gregos, esta ilha está numa área exposta a atividades sísmicas intensas e constantes que se estendem através das Ilhas Jónicas. Isso confere algum perigo às falésias, que em muitos casos apresentam rochas fragmentadas.