Clique no play: estas são as 10 canções que provocam mais felicidade de acordo com a neurociência

Trata-se de êxitos musicais de artistas com grandes carreiras que causaram sensação nos primeiros anos de lançamento e que hoje são capazes de melhorar o estado de espírito dos ouvintes.

As 10 canções que provocam mais felicidade segundo a neurociência
De acordo com um estudo científico, estas canções podem ser “gatilhos” para um impulso de humor feliz.

Com base na neurociência como fonte, podemos dizer que as bandas lideradas por Freddie Mercury e Bon Jovi, o grupo pop sueco ABBA e a cantora americana de disco e soul Gloria Gaynor, entre outras estrelas da música, têm algo em comum, para além de partilharem a arte de criar e organizar sons e silêncios: todos protagonizam êxitos musicais capazes de provocar “felicidade” nos ouvintes.

São muitas as músicas que, dependendo dos gostos e do fanatismo de cada um, poderiam ser definidas como “gatilhos de bom humor”, no entanto, segundo uma investigação relativamente recente de Jacob Jolij, um neurocientista holandês que passou grande parte dos últimos anos a identificar quais as músicas que conseguiram - e ainda conseguem - levantar o humor das pessoas de forma eficaz, estas são as 10 músicas preferidas para tocar naqueles dias em que tudo parece custar um pouco mais:

1. Don't Stop Me Now - Queen

Traduzida para português como "Não me pares agora", esta canção é composta por Freddie Mercury a tocar piano, enquanto Roger Taylor e John Deacon o acompanham na bateria e no baixo, respetivamente.

Queen
Queen | Foto: The Huffington Post

Para além de ser uma das canções mais conhecidas da banda de rock britânica Queen, lançada como single do seu álbum Jazz de 1978, “Don't Stop Me Now” é a canção número um quando se trata de fazer os ouvintes de música felizes.

Sabia que, em 2005, foi eleita pelos telespectadores do programa Top Gear da BBC como “a melhor canção enquanto conduz de sempre”? Sem dúvida, é uma canção premiada que pode pontuar em qualquer ranking.

2. Dancing Queen - ABBA

Traduzida para português como “Rainha dançante” ou “Rainha da dança", é uma canção pop e disco interpretada pelo grupo sueco ABBA: escrita em 1975 por Benny Andersson, Björn Ulvaeus e Stig Anderson, foi incluída no quarto álbum de estúdio do grupo (Arrival) pouco depois de ser lançada como single em 1976.

ABBA
ABBA.

É considerada a canção mais conhecida dos ABBA e é recordada por muitos críticos como uma das melhores do seu género: é um dos singles de maior sucesso comercial lançado pelo grupo, vendendo mais de três milhões de cópias em todo o mundo durante o seu lançamento original e alcançando o primeiro lugar nas tabelas de dezassete países diferentes.

3. Good Vibrations - The Beach Boys

Interpretada pela banda rock americana The Beach Boys com Carl Wilson na voz principal, “Good Vibrations” é uma canção escrita, composta e produzida por Brian Wilson com letra de Mike Love.

A canção, que se encontra no Top 3 das canções que provocam mais felicidade segundo a neurociência, foi lançada como single em 10 de outubro de 1966, com o instrumental de Pet Sounds “Let's Go Away For Awhile” no lado B. Rapidamente se tornou um êxito no Reino Unido e nos Estados Unidos, atingindo o primeiro lugar em ambos os países e chegando ao top 5 noutros cinco.

4. Uptown Girl - Billy Joel

Aludindo a uma história entre um operário da “baixa” e uma rapariga da “alta sociedade”, “Uptown Girl” é uma canção escrita e interpretada pelo músico americano Billy Joel e lançada no seu nono álbum de estúdio An Innocent Man (1983).

5. Eye Of The Tiger - Survivor

Esta é uma famosa canção de hard rock da banda de rock americana Survivor, que foi oficialmente lançada em maio de 1982 e publicada no álbum com o mesmo nome. A canção foi escrita por Frankie Sullivan e Jim Peterik a pedido de Sylvester Stallone para ser incluída na banda sonora do filme Rocky III.

6. I'm a Believer - The Monkees

“I'm a Believer” é uma canção originalmente escrita e interpretada por Neil Diamond, embora tenha sido com a versão da banda rock americana The Monkees que alcançou a sua merecida popularidade.

O single, com Micky Dolenz na voz e produzido por Jeff Barry, alcançou o primeiro lugar na Billboard Hot 100 em 31 de dezembro de 1966 - o ano em que foi lançado - e aí permaneceu durante sete semanas. O disco vendeu mais de um milhão de cópias em 1967 e foi certificado como disco de ouro.

7. Girls Just Want To Have Fun - Cyndi Lauper

Traduzida para português como “As raparigas só querem divertir-se”, esta é uma canção interpretada pela cantora americana Cyndi Lauper que foi incluída no seu primeiro álbum de estúdio She's So Unusual, lançado em 1983.

Devido à letra, a canção ganhou fama como um hino feminista, um vídeo premiado e um êxito mundial: “Girls Just Want to Have Fun” foi considerada uma das melhores canções pop pela revista Rolling Stone e pelas cadeias de televisão MTV e VH1.

8. Livin' On A Prayer - Bon Jovi

Traduzida para o português como "Vivendo numa oração", esta música é uma das canções que mais felicidade provoca e é interpretada pela banda de rock americana Bon Jovi. Foi lançada como o segundo single do seu terceiro álbum de estúdio Slippery When Wet, publicado pela empresa discográfica Mercury Records em outubro de 1986.

9. I Will Survive - Gloria Gaynor

Esta canção disco, escrita por Freddie Perren e Dino Fekaris e originalmente interpretada pela cantora americana Gloria Gaynor, descreve na primeira pessoa como alguém encontra força pessoal enquanto recupera de uma separação.

Gloria Gaynor
Gloria Gaynor.

Para além de ser considerada uma canção edificante, é definida como um dos grandes hinos musicais para ouvir quando se está a ultrapassar uma separação amorosa. O seu êxito levou a que fosse também gravada em espanhol pela própria Gloria Gaynor, sendo uma artista pioneira na gravação de uma das suas canções em língua espanhola.

10. Walking On Sunshine - Katrina & The Waves

Em último lugar no Top 10 das melhores canções que o ajudam a sentir-se feliz, “Walking on Sunshine” foi escrita por Kimberley Rew da banda Katrina and the Waves e lançada no álbum de estreia da banda com o mesmo nome em 1983.

A canção original foi mais tarde regravada e lançada como single pela primeira vez em 1985 e rapidamente alcançou o número 4 nas tabelas da Austrália, o número 9 nos EUA e o número 8 no Reino Unido.