Cientistas descobrem os futuros padrões de seca e o seu impacto nos recursos hídricos mundiais
Utilizando modelos climáticos avançados, um novo estudo publicado na revista Earth's Future concluiu que a duração e a gravidade das secas deverão aumentar a nível mundial entre 2015 a 2100.
As alterações projetadas para a seca nos modelos climáticos globais são muitas vezes complexas, incluindo alterações potencialmente coincidentes no tempo, duração e gravidade da seca.
Os investigadores aplicaram uma abordagem de "enredo", examinando as tendências do escoamento superficial, o momento das secas sazonais e a frequência das secas plurianuais em diferentes cenários de emissões para criar narrativas pormenorizadas das potenciais condições futuras de seca.
Esta investigação envolve vários cenários
A equipa desenvolveu uma estrutura para classificar as futuras histórias de secas (2015-2100) e quantificar o consenso do modelo para determinar a história "dominante" mais provável em quatro cenários de emissões.
Num cenário de baixas emissões, projeta-se que aproximadamente um terço da área terrestre seja afetado por um enredo dominante de tendência de escoamento minimamente detetável, associado a uma maior frequência de secas plurianuais.
No entanto, nos cenários de emissões mais elevadas, a história mais provável muda para um aumento da frequência de secas plurianuais, maior gravidade das secas e tendências negativas de escoamento a longo prazo para 62% da área nessas mesmas regiões.
As mudanças na calendarização sazonal das secas são uma componente dos enredos dominantes para as latitudes setentrionais em todos os cenários de emissões.
Os resultados não são animadores
Os resultados mostram que cerca de um terço do território mundial poderá registar secas plurianuais mais frequentes num cenário de baixas emissões, enquanto 62% da área terrestre poderá enfrentar secas mais frequentes e graves no cenário de emissões mais elevadas.
Estudos anteriores investigaram as alterações nas características individuais das secas separadamente. A integração de múltiplos fatores neste estudo proporciona uma visão mais abrangente da forma como as alterações climáticas podem afetar a disponibilidade de água a nível mundial.
Estes resultados sublinham a necessidade crítica de estratégias de adaptação proativas para evitar uma grave escassez de água e garantir uma gestão sustentável da mesma. A análise do estudo das alterações concomitantes das características da seca oferece informações valiosas aos decisores políticos e aos gestores dos recursos hídricos.
O programa de Modelação, Análise, Previsões e Projeções (MAPP) do Gabinete do Programa Climático da NOAA e o Sistema Nacional Integrado de Informação sobre Secas (NIDIS) apoiaram este trabalho com duas bolsas de investigação.
Referência da notícia:
Bjarke N., Livneh B., Barsugli J. Storylines for Global Hydrologic Drought Within CMIP6. Earth’s Future (2024).