Cientistas constatam um aumento de 50% nas “colisões” de veículos durante as noites de lua cheia

Um novo estudo sublinha a importância de ter mais cuidado ao volante, especialmente nas noites de lua cheia, quando a estrada é teoricamente mais visível do que nas noites escuras e sem lua. Porquê?

Imagem de uma lua cheia por cima das nuvens, imagem meramente ilustrativa. NASA.
Imagem de uma lua cheia por cima das nuvens, imagem meramente ilustrativa. NASA.

Uma investigação recente da Texas A&M University, publicada na revista Transportation Research Part D, indica um aumento de 45,8% nas colisões de veículos com animais selvagens durante a lua cheia. O antigo aluno da Texas A&M Kentaro Iio e o Dr. Dominique Lord, professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental de Zachry, recolheram dados sobre acidentes no Texas durante 10 anos para comparar as noites de lua cheia com as noites de lua nova e as correspondentes colisões com veículos e animais selvagens. As colisões com animais não selvagens durante os mesmos períodos de tempo não revelaram diferenças significativas.

Acidentes de viação sob a lua cheia

O estudo sublinha a importância de uma maior precaução ao volante, especialmente nas noites mais claras de lua cheia. De acordo com os investigadores, este estudo poderá também ajudar a orientar as políticas de transportes e a melhorar as infraestruturas onde são necessárias melhores medidas de segurança.

“Comparei noites muito escuras sem luar (lua nova) com noites muito escuras com luar pleno (lua cheia)”, disse Lio. “Se forem incluídas na análise outras fases lunares, estas aparecem no horizonte em alturas diferentes todos os dias, o que dificulta comparações exatas.”

Um novo estudo da Texas A&M descobriu um aumento de 45,8% nas colisões entre animais selvagens e veículos durante as luas cheias. Crédito: Rachel Barton e Tanner Konarik/Texas A&M Engineering.
Um novo estudo da Texas A&M descobriu um aumento de 45,8% nas colisões entre animais selvagens e veículos durante as luas cheias. Crédito: Rachel Barton e Tanner Konarik/Texas A&M Engineering.

Estudos anteriores realizados em todo o mundo, incluindo regiões de Espanha, Canadá e Lituânia, encontraram tendências semelhantes de aumento das colisões durante a lua cheia. Cada um deles utilizou métodos diferentes e propôs muitas razões possíveis para os resultados. Lio e Lord acreditam que uma combinação de fatores pode contribuir para o aumento. Fatores como a fadiga dos condutores durante a noite e o aumento da atividade da vida selvagem podem justificar um estudo mais aprofundado por parte de especialistas em transportes e comportamento animal.

“Apesar de a iluminação ser melhor, continua a ser noite”, afirmou Lord. “Quando se conduz à noite, não sei se a iluminação de diferentes perspetivas é muito melhor do que durante o dia.”

Este estudo também dividiu os dados em diferentes regiões do Texas para destacar as áreas rurais e urbanas. A área da capital do Texas foi a única região com um menor risco relativo de acidentes durante a lua cheia, mas a diferença foi estatisticamente insignificante. A área da capital é composta por 10 condados que se estendem de Llano a San Marcos e de La Grange a Georgetown.

Tendências dos dados por região

As regiões foram divididas com base nas regiões económicas definidas pelo Controlador do Texas. As taxas de colisão de veículos com animais selvagens nas regiões de High Plains, South Texas, Central Texas e Upper East Side registaram grandes aumentos nas noites de lua cheia, variando entre 57,8% e 125%. A região de High Plains abrange principalmente o Texas Panhandle.

“As zonas rurais tendem a registar taxas de colisão mais elevadas na altura da lua cheia do que as zonas urbanas”

Lord explicou ainda que a menor densidade de vida selvagem urbana e a poluição luminosa urbana podem também contribuir para resultados mais baixos nessas zonas. O efeito da iluminação lunar pode ser diluído em zonas mais luminosas da cidade. A identificação das espécies de vida selvagem estava fora do âmbito desta investigação. O estudo também não teve em conta as variações na intensidade da iluminação ao longo do período de estudo para as áreas geográficas analisadas.

Estudos futuros poderão ter em conta estas lacunas quando estiverem disponíveis dados de maior resolução sobre volumes de tráfego, iluminação e identificação de espécies de vida selvagem por região. As melhorias potenciais, como o aumento da iluminação nas zonas rurais, a incorporação de refletores de aviso da vida selvagem ao longo das estradas rurais ou o aumento dos serviços de emergência em noites específicas, também podem justificar uma análise e um estudo mais aprofundados por parte de peritos científicos, de engenharia e económicos.


Referência da notícia:

Kentaro Iio et al, Does wildlife-vehicle collision frequency increase on full moon nights? A case-crossover analysis, Transportation Research Part D: Transport and Environment (2024). DOI: 10.1016/j.trd.2024.104386