Cidade portuguesa com “praias douradas” e “comida mundialmente famosa” é o destino perfeito para este outono
Jornal irlandês garante que uma cidade portuguesa é o destino ideal para uma escapadinha de outono. Com temperaturas amenas, praias que se estendem por quilómetros e boa comida, consegue adivinhar qual é?
Chuva e trovoada para esta semana em Portugal? Nada que espante os turistas. Afinal, muitos chegam ao país com outra ideia. Pelo menos, em relação a uma localidade em específico.
“O local ensolarado do outono com praias douradas, comida mundialmente famosa e cruzeiros fluviais.” É assim que o jornal ‘The Irish Sun’ descreve o Porto. Segundo a publicação, esta cidade portuguesa é mesmo o destino ideal para umas férias de outono.
"A tristeza pós-verão não é estranha para a maioria das pessoas na Irlanda, já que muitas provavelmente ficarão ansiosas quando o outono chuvoso chegar. Embora passar férias em Galway ou Wexford seja divertido, às vezes uma pausa na Europa é o que é necessário antes de o inverno começar”, escrevem.
Aliás, a jornalista que assina o texto menciona mesmo que, além de ter ganho o prémio de Melhor Destino para Férias Urbanas na Europa três vezes (2013, 2020 e 2023), a cidade costeira localizada no noroeste de Portugal é uma espécie de “Monte Carlo mais barato”.
“Conhecido pelas ruas medievais e pela paisagem urbana colorida, o local é o sítio perfeito para uma escapadela de fim de semana sem gastar muito”, refere o jornal irlandês. O mesmo destaca a temperatura média de 21 ºC durante o outono.
Como ocupar o fim de semana?
Segundo o artigo, a melhor forma de começar um passeio de fim de semana na segunda maior cidade de Portugal é na praia, “que se estende por quilómetros ao longo da costa dourada do Porto”. A praia de Lavadores, em Gaia, distinguida com a Bandeira Azul, é o primeiro ponto de paragem.
“É o lugar ideal para famílias passarem o dia”, argumentam. Além disso, este “é um local popular para passeios na praia ou, simplesmente, para relaxar numa toalha e apanhar sol”.
“A Praia da Baía é outra das praias mais populares da cidade, conhecida por ser um ponto de encontro do surf”, acrescentam.
Uma praia mundialmente famosa
De areia fina e dourada e águas cristalinas “perfeitas para um mergulho”, a Praia da Baía não passa despercebida para a imprensa internacional. “Dependendo do clima, a praia tem ondas dramáticas, o que a torna o lugar perfeito para aulas de surf”, lê-se.
O melhor é que não será difícil encontrarem-se instrutores espalhados pela praia, que oferecem aulas para todos os níveis.
No final, nada como repor energias num dos restaurantes à beira-mar e saborear um prato de peixe “de origem local e um autêntico vinho do Porto”. Opções é que não faltam.
“A cidade é famosa pela produção de vinho do Porto, uma bebida vermelha doce originária da região. Uma maneira ideal de prová-la é visitar uma adega e fazer um tour”, sugere o jornal.
Muito para explorar
E as recomendações não ficam por aqui. Desde as típicas lojas de conservas, onde é possível descobrir as latas de sardinha, ao pastel de nata, passando pelos vários restaurantes que têm surgido na cidade, há "muitas comidas saborosas" que os visitantes devem experimentar durante a estadia.
Ainda assim, a mesma garante que há certos lugares que são imperdíveis de conhecer. A Livraria Lello é um deles. Segue-se a Ponte Dom Luís I, construída em 1881, e fazer um cruzeiro pelo rio Douro.
A jornalista termina a dar uma dica sobre onde ficar alojado. “Não é preciso ficar no centro da cidade para desfrutar do Porto. A cidade é composta por sete bairros, Ribeira, Baixa, Cedofeita, Bonfim, Foz, Marquês e Boavista, e qualquer um deles é um sítio ideal para ficar.”
Mantenha-se atento às previsões
Não temos dúvidas de que o Porto é uma das mais belas regiões de Portugal. Porém, não vá ao engano.
Alfredo Graça avisa: "Nas próximas horas, as altas pressões estender-se-ão sobre o centro do continente europeu (do Oeste para o Centro Europeu), criando uma situação de bloqueio. De acordo com o modelo de confiança da Meteored, esta posição do anticiclone favorecerá uma importante advecção de leste entre terça (22) e quinta-feira (24), sendo que na Península Ibérica apenas em Espanha.
Haverá também algum ar frio no ar. Esta situação trará chuva e instabilidade à parte oriental do país vizinho, enquanto em Portugal continental quase nada se passará.
E sim, quase nada significa que, ainda assim, na quarta-feira (23) existe a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos e dispersos, sendo mais prováveis nas regiões do interior do nosso país devido ao facto da instabilidade ser proveniente de leste. Não se exclui a possibilidade de caírem nalguns locais do litoral.
Segundo os mapas de referência da Meteored, a probabilidade de ocorrência dos mencionados aguaceiros é maior na faixa do território entre a Beira Alta e o Alto Alentejo (abrange os distritos de Guarda, Castelo Branco e Portalegre). Porém, nalguns locais de distritos mais próximos ao mar, como Porto, Aveiro e Coimbra, tampoco se descarta a queda de aguaceiros.
Porém, realçamos que a probabilidade desta previsão se alterar até quinta (24) é elevada. Recomendamos, portanto, que se mantenha atento às nossas próximas previsões."