Ciclone Daniel provoca terríveis inundações na Líbia, agora segue-se o Egito: eis as imagens!
O ciclone “Daniel” tocou terra este domingo (10) na Líbia, perto de Benghazi, onde descarregou chuvas torrenciais, precipitação recorde, trovoadas, ventos fortes e ondas superiores a 4 metros de altura, produzindo inúmeros estragos no país africano. Eis as imagens.
Nos vídeos observa-se como a chuva torrencial se apoderou fortemente de locais como Al Bayda, Takanis de Jabal al Akhdar e região oriental da Cirenaica, produzindo inundações maciças e autênticos rios de lama por estradas e ruas da Líbia. De cidades costeiras líbias - como Tripoli e Misrata - foram chegando imagens impressionantes das inundações, partilhadas nas redes sociais.
De acordo com informações avançadas pelo portal italiano meteoweb.eu, o primeiro-ministro designado da Líbia, Osama Hammad, anunciou dois feriados (hoje e amanhã, segunda-feira, 11 de setembro) para todos os setores no leste do país, com exceção dos serviços de segurança, saúde e emergência, devido aos efeitos nefastos e destrutivos provocados pelo ciclone “Daniel” na costa da Líbia. A aproximação do ciclone ao país obrigou as autoridades locais a encerrar quatro grandes portos petrolíferos como medida de precaução.
Este ciclone, que apresenta características semelhantes a um furacão, formou-se no no Mar Mediterrâneo (cujas águas quentes em muito contribuíram para a sua alimentação e intensificação) a 5 de setembro de 2023. Em apenas 5 dias descarregou chuva equivalente a vários meses em países como Grécia, Turquia e Bulgária, onde o rasto de inundações catastróficas, destruição e vítimas mortais foi brutal.
Agora, segundo informações divulgadas pelo jornal egípcio Al-Ahram Online, o ciclone “Daniel” dirige-se para o Egito, país onde se prevê condições meteorológicas instáveis. De acordo com a Autoridade de Meteorologia Egípcia (EMA, pelas suas siglas em inglês), o ciclone Daniel irá perder grande parte da sua força ao atingir a costa ocidental do Egito.
Mas entre segunda, 11 de setembro e quarta, dia 13, prevê-se aumento da cobertura de nuvens, chuva moderada a forte, trovoadas, temperaturas quentes (33 ºC/34 ºC) e ventos que poderão ser suficientemente fortes para levantar poeira e areia.
Os "restos" de "Daniel" afetariam sobretudo o oeste (Salloum, Marsa Matruh e Siwa) e a costa noroeste, chegando já visivelmente enfraquecido a partes de Alexandria, ao norte do Delta e algumas cidades dos canais e possivelmente, mais tarde, ao Cairo, capital do país.