Ciclone Ana: as imagens da destruição em Moçambique e Malawi
O ciclone Ana já chegou ao continente africano e tem vindo a deixar um enorme rasto de destruição em diversos países, desde Madagáscar a Moçambique, estando a caminho do Zimbabué. Veja aqui as imagens!
Um sistema de baixas pressões, inicialmente formado na costa oriental de Madagáscar, evoluiu para uma tempestade tropical moderada chamada Ana. Esta entrou no continente africano por Angoche, província de Nampula (Moçambique), no dia 24 de janeiro.
Worrying scenes from #malawi where #CycloneAna has swept several areas damaging some roads and disrupting electricity supply #ClimateCrisis pic.twitter.com/AM4YdA3nC4
— Sarah Kumvana Amani (@S_Amani) January 25, 2022
Ana causou estragos em Madagáscar, Moçambique, Malawi e dirige-se para o Zimbabué, onde são esperadas chuvas e ventos fortes. Pelo menos quatro pessoas morreram, 66 ficaram feridas e dezenas estão desaparecidas após os ventos fortes e as chuvas torrenciais que causaram estragos nos locais supracitados.
#CycloneAna Mozambique Flooding https://t.co/DqwIOeHFUP @METHI_Zimbabwe pic.twitter.com/yi9VKyuXdb
— PositiveEyeZimbabwe (@PositiveEyeZim) January 25, 2022
Quase 16 mil pessoas no sul do Malawi foram afetadas, de acordo com a Cruz Vermelha. Estima-se, ainda, que 500 mil pessoas possam sofrer com as consequências deste ciclone nas províncias de Nampula, Zambézia e Sofala, incluindo 14 mil mulheres grávidas, de acordo com as autoridades nacionais.
First images of the damage caused by #CycloneAna in Nampula province, as it made landfall in northern and central Mozambique. At least one health center destroyed, in Larde. pic.twitter.com/zGxhcEDDAn
— Zenaida Machado (@zenaidamz) January 24, 2022
Em diversos locais, os rios encheram e inundaram as áreas adjacentes e as estradas estão cortadas, sendo que as ferrovias são a única opção para o transporte de mercadorias e afins.