Ciclogénese explosiva criará a tempestade Ashley, irá Portugal sofrer efeitos adversos este fim de semana?
Próximas horas e dias em Portugal continental com chuva produzida por uma frente associada a uma ciclogénese explosiva que criará Ashley, uma tempestade que afetará o Reino Unido. Eis os efeitos adversos esperados para o nosso país.
O fim de semana inicia-se instável. É esperado que no final do dia de hoje, uma nova frente, gerada por um ciclogénese explosiva que criará a tempestade Ashley no Reino Unido, se traduza em períodos de chuva no noroeste de Portugal continental, como já avançámos nas nossas previsões anteriores.
Posto isto, sábado adivinha-se chuvoso. Ao início da madrugada são esperados aguaceiros por toda a região Norte, sendo que esta se vai concentrando e intensificando na região noroeste do território, mais especificamente a oeste da Barreira de Condensação, permanecendo assim, durante praticamente todo o dia.
Entre domingo e segunda-feira o cenário continuará instável
No domingo a nebulosidade e a chuva começam a dar tréguas e é expectável que a partir das primeiras horas da tarde, o céu comece a limpar em algumas zonas, e que esta tendência se mantenha até ao final do dia.
Contudo, na segunda-feira o cenário volta a inverter-se e é esperado um dia com céu parcialmente nublado em todo o país, com a possibilidade de chuva também a oeste da Barreira de Condensação, podendo ainda chegar ao distrito de Aveiro.
Finalmente, a estabilidade atmosférica começa a impor-se
Depois de um início de segunda-feira chuvoso e com céu encoberto, ao final da tarde poderemos ter um vislumbre de como será o tempo nos dias seguintes, pois o céu começará a limpar, diminuindo a nebulosidade, e a chuva deixa o nosso território.
Desta forma, e devido ao firmamento do anticiclone a noroeste de Portugal continental, espera-se um dia de terça-feira com céu pouco nublado ou limpo, na grande parte da nossa geografia, seco e com um aumento generalizado das temperaturas, onde a máxima mais elevada deverá ser de 25 ºC para o distrito de Beja e a mais baixa de 18 ºC para o distrito da Guarda.
Quanto às temperaturas mínimas, estas devem manter-se dentro dos valores atuais, sem variações significativas, sendo que os distritos mais frios serão Bragança e Guarda a registar 9 ºC e 10 ºC, respetivamente.
Para continuar a par de todas as atualizações sobre o estado de tempo em Portugal, mantenha-se atento às nossas previsões.