Chuvas torrenciais que duraram 24 horas ocorreram em 12 regiões da Arábia Saudita
Técnicos especializados em meteorologia, falam sobre alterações no comportamento da atmosfera, temendo que a intensidade das chuvas possa ser variável, dando origem a chuvas torrenciais.
De acordo com alguns portais especializados em meteorologia, o intenso temporal que ocorreu na Arábia Saudita poderá manter-se nos próximos dias.
Abdulaziz Al-Hussaini, aconselhou sobre as flutuações meteorológicas e os efeitos que podem persistir nas horas ou dias seguintes. Se for como previsto, as precipitações mantêm-se numa intensidade entre moderada e elevada, permitindo que se tornem torrenciais em diferentes locais.
Foi detalhado, na manhã de ontem, que, com base em modelos meteorológicos numéricos, previa-se que a condição chuvosa poderá persistir.
Por outro lado, o Centro Meteorológico Nacional confirmou que as chuvas previstas incluiriam áreas das regiões de Meca, Medina, Hail, Al-Jawf, e Tabuk, estendendo-se a partes de Al-Qassim, Al-Baha, Asir, Al-Sharqiyah, assim como ao extremo Oeste e Norte das regiões de Riad e Jeddah.
Precaução extrema
Os meteorologistas acrescentam que a intensidade da chuva pode variar de um local para outro, de fraca a forte. Esta poderá ser acompanhada de vento, granizo, chuvas torrenciais, bem como ventos fortes, que poderão ser acompanhados de poeira.
Esta última previsão abrange as regiões de Asir, Al-Baha, Makkah Al-Mukarramah, Medina, Riyadh, Al-Qassim e Hail. Também se estendeu a partes de Tabuk, Al-Jawf, na fronteira Setentrional e em partes da região Oriental. Assim, a Direção-Geral da Defesa Civil apela à precaução.
Atenção antes da possibilidade de falha
Como resultado da tempestade, as autoridades alertam a comunidade para evitar aproximar-se de locais baixos, como cunhas ou degraus, locais onde a água se acumulou, ou aqueles onde a água flui e tende a aumentar o seu nível com a água. Neste mesmo sentido, também é importante evitar atravessar os vales quando a água corre.
O Centro Meteorológico Nacional explicou ainda que é possível darem-se correntes de vento frio que podem produzir trovoadas. Além disso, também há possibilidade de nuvens prateleira se produzirem em partes das regiões voltadas para Al-Jawf, tanto no Norte como no Leste do país.
Nuvem prateleira, em inglês "Shelf Cloud", é um tipo de Nuvem Arcus, cujo aspeto característico é o de uma longa, baixa e densa camada horizontal, anexada logo abaixo a uma nuvem-pai. Geralmente, as nuvens de prateleira precedem uma tempestade.
Desta forma, a chuva deverá manter-se no país e poderá causar mais danos, caso a previsão se verifique.