Chuva, vento forte e arrefecimento acentuado em Portugal nos próximos dias: os efeitos de uma ciclogénese explosiva
O tempo em Portugal continental entre hoje (4) e sexta-feira, 6 de dezembro, será predominantemente influenciado pelas altas pressões (anticiclone). Mesmo assim, haverá alguns períodos de chuva fraca ou chuvisco, geralmente no Minho (distritos de Viana do Castelo e Braga) e Douro Litoral (distrito do Porto) e, por vezes, noutros pontos do litoral a norte do Cabo Mondego (Aveiro, Coimbra) ou até mesmo no interior (distrito de Vila Real).
Um dos elementos climáticos de maior destaque nos próximos dias será o nevoeiro matinal, que nalguns locais da nossa geografia poderá persistir até ao início da tarde, especialmente na próxima sexta-feira, dia 6. Além disto, é de salientar a montanha-russa das temperaturas, provocada pela variação de massas de ar com diferentes origens e ainda os ventos de direções variáveis a soprar sobre o nosso território.
Fim de semana da Imaculada Conceição com mudança brusca de tempo
De acordo com os mapas de referência da Meteored, é no sábado (7) que as principais alterações no estado do tempo se vão começar a sentir, tendo continuidade no domingo (8), dia da Imaculada Conceição e feriado.
Uma frente mais ativa, associada a uma ciclogénese explosiva que circulará pelo Canal da Mancha entre as Ilhas Britânicas e França, entrará em Portugal continental em fase de dissipação, deixando chuva nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, sobretudo de manhã. Posteriormente, a precipitação passará a regime de aguaceiros até dissipar.
O vento Norte, entranhado na massa de ar ártico impulsionada pela ciclogénese explosiva, intensificará no sábado (7) e no domingo (8). Além disto, prevê-se uma descida das temperaturas, quer das máximas, quer das mínimas, bem como um agravamento da sensação de frio associado ao vento, que soprará moderado a forte.
No domingo (8) espera-se céu pouco nublado ou limpo, um ambiente ainda mais frio e seco, típico de um inverno anticiclónico, e temperaturas mínimas entre 0 e 3 ºC em vastas zonas do interior Norte e Centro.