Chuva, trovoada, vento e risco de inundações: eis o tempo nos próximos dias
O fluxo húmido e ameno de sudoeste deixará Portugal, Açores e Madeira repletos de água nos próximos dias, com um “desfile” de depressões atlânticas e respetivas frentes procedentes da região subtropical. Há risco de inundações. Consulte a nossa previsão!
Com um oceano Atlântico mais quente do que o normal, estão reunidas as condições para a formação de sucessivas depressões e frentes associadas que, aliadas a um rio de humidade originário da zona subtropical, irão retroalimentar-se, contribuindo para um maior potencial de água precipitável entre hoje - quarta-feira (7) e domingo (11). Haverá tréguas na precipitação apenas no sábado (10).
Prevê-se, portanto, chuva moderada, pontualmente forte, e abundante, de norte a sul de Portugal continental. A primeira das depressões regará o nosso país já entre hoje e sexta-feira (9). Haverá condições favoráveis à ocorrência de trovoada e risco de inundações e cheias repentinas, bem como de deslizamentos de terras.
Estão previstas intensas rajadas de vento de Oeste/Sudoeste e um forte temporal marítimo. Nos Açores e na Madeira também é esperado um agravamento das condições meteorológicas.
A partir de domingo (11) em diante, ainda existe alguma incerteza quanto à trajetória da segunda depressão que está a ser monitorizada pelo Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC), contudo, o nosso modelo meteorológico de maior confiança (ECMWF) aposta com alguma robustez na continuidade da precipitação forte em Portugal continental, gerada por este “comboio” de frentes e depressões.