Chuva recorde do furacão Hilary deixa a Califórnia coberta de água
A Califórnia recebeu o seu primeiro aviso de tempestade tropical este fim de semana devido à tempestade tropical Hilary que se deslocou para norte, em direção ao Deserto do Sudoeste. Saiba mais sobre os danos que causou neste evento recorde.
O furacão Hilary foi um furacão de categoria 4 sobre o Oceano Pacífico. Depois, passou por Baja California e atravessou a fronteira com os Estados Unidos. Antes de chegar aos Estados Unidos, Hilary foi diminuiu para tempestade tropical. Isto não significa que não tenha sido poderosa.
A Califórnia não está habituada a tanta chuva
A tempestade tropical Hilary fez cair uma quantidade recorde de chuva em algumas zonas da Califórnia. O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, siglas em inglês) em Los Angeles regista mais de 150 mm de chuva em algumas zonas do estado.
Este facto é extremamente impressionante, uma vez que Los Angeles regista normalmente cerca de 350 mm de chuva num ano inteiro. Este evento trouxe quase metade da chuva de todo o ano da cidade. O estado não recebe muita precipitação. De facto, partes do estado estão atualmente em seca moderada. O mesmo acontece com muitos dos estados vizinhos, incluindo Utah, Nevada e Arizona. Todos estes estados receberam chuvas fortes com esta tempestade.
As inundações são extremamente perigosas e podem pôr em risco a vida. Uma inundação extrema como esta pode facilmente puxá-lo para debaixo de água com a sua força. Esta quantidade de água pode também causar deslizamentos de terras e condições perigosas para a condução rodoviária.
O despertar da tempestade tropical Hilary
Muitos habitantes da Califórnia encontram-se sem eletricidade, com as casas inundadas e sem ter para onde ir. O Hilary trouxe ventos muito fortes ao longo do seu percurso, derrubando muitas linhas elétricas e deixando milhares de pessoas sem eletricidade.
Há muito tempo que uma tempestade desta magnitude não chegava à Costa Oeste. De facto, esta foi a primeira vez que a Califórnia esteve sob aviso de tempestade tropical por parte do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS).
Os remanescentes continuarão para norte
O Serviço Meteorológico Nacional (NWS) avisa que os restos de Hilary continuarão a deslocar-se para norte, em direção a Idaho e Oregon. Estas áreas estão avisadas de inundações repentinas e chuvas fortes.