Chuva, poeiras e calor invulgar: saiba em que regiões de Portugal são esperados estes fenómenos nos próximos dias
O cenário meteorológico em Portugal continua instável. Desde episódios de chuva, a temperaturas acima da média, também as poeiras do Saara estão de volta à nossa geografia continental.
O dia de hoje começou com chuva nas regiões Norte e Centro, especialmente no litoral, e ao longo do dia são expectáveis alguns episódios de precipitação fraca a moderada nas mesmas.
O fim de semana deverá ser geralmente seco, com temperaturas elevadas e poeiras do Saara
Amanhã, sábado, espera-se um dia seco, com alguma nebulosidade, e ainda, com uma subida generalizada das temperaturas mínimas e máximas, resultando numa anomalia térmica de cerca de 10 ºC acima da média em várias partes do país.
As máximas deverão chegar aos 25 ºC em Ourique, no distrito de Beja, seguido de 23 ºC para Coimbra. Já a temperatura mínima mais baixa deverá ser registada no distrito de Bragança, com os termómetros a chegar aos 7 ºC.
Domingo é esperado um dia geralmente nublado, com possibilidade de chuva no noroeste do distrito de Viana do Castelo na parte da manhã, esperando-se um resto de dia sem previsão de precipitação.
Porém, durante as primeiras horas de segunda-feira, a chuva estará de volta ao litoral Norte e Centro, podendo ser mais intensa na região minhota. Este episódio de chuva deverá dissipar-se à medida que as horas passam, dando lugar a um dia soalheiro e com céu geralmente limpo ou turvo devido à presença das poeiras saarianas.
As poeiras saarianas deverão permanecer no país até ao início da próxima semana
Estas poeiras, presentes em Portugal desde o dia de ontem, juntamente com a chuva prevista, podem resultar em chuva de lama. Para além disto, a qualidade do ar estará abaixo do normal, especialmente nas zonas onde a concentração de poeiras é mais elevada.
Apesar destas darem uma trégua ao Norte e Centro do país durante o dia de hoje, é expectável que durante o fim de semana a concentração aumente, especialmente no sul do país.
Ainda assim, espera-se que a partir de segunda-feira, estas comecem a dissipar-se. Porém, pelo menos até ao início da madrugada de quarta-feira, estas devam continuar em suspensão na região algarvia, ainda que com menos concentração.