Chuva no horizonte? Aproveite as pontes de 2025 para fugir
Conheça o calendário deste ano e utilize os feriados para conhecer a Europa. Já tem a mala pronta?
A chuva está a estragar-lhe uma das resoluções do Ano Novo? Quer passear e viajar mais, mas os avisos meteorológicos estão a trocar-lhe as voltas? Não se apoquente. Ainda há muitos dias pela frente — e muita coisa irá mudar. Aliás, apesar de quase todo o território português estar sob aviso amarelo ou laranja para agitação marítima e precipitação, “os nossos mapas apontam para um período de acalmia já nas últimas horas de quarta-feira” (22 de janeiro), nota Joana Campos.
Nada está perdido. Pelo contrário. Até porque, em 2025, o calendário traz um presente especial para os amantes de viagens e escapadelas.
Para começar, temos cinco fins de semana prolongados de três dias e quatro feriados (Sexta-feira Santa a 18 de abril; o 25 de abril e o 15 de agosto, ambos à sexta; o 1 e o 8 de dezembro, ambos à segunda), perfeitos para fazer uma ponte. Isto permite criar mini-férias sem grande esforço, aproveitando ao máximo os dias de descanso.
Já no capítulo das pontes, é possível fazê-las no Carnaval (se tiver a sorte de a sua empresa ou autarquia assim o decretarem); no Dia do Trabalhador; no 10 de junho, no Corpo de Deus e no Natal.
“Em dezembro, dá-se o caso de, com apenas oito dias de férias, poder estender o descanso por duas semanas, por causa dos dois feriados à segunda-feira”, acrescenta o jornal ‘Público’.
Quer saber como aproveitá-los da melhor forma? Conheça as nossas sugestões.
4 de março (Carnaval, terça-feira)
Com um dia de férias na segunda-feira, pode aproveitar o Carnaval em grande estilo. Que tal um salto até Veneza, Itália? A cidade dos canais transforma-se numa festa de máscaras e desfiles inesquecíveis.
Sugerimos que viaje na sexta-feira à tarde (1 de março), depois do trabalho, e regresse na terça-feira à noite ou quarta logo de manhã (4 ou 5 de março). Desta forma, só terá de tirar um dia férias, e consegue aproveitar um total de quatro dias de viagem.
18 a 25 de abril (Sexta-feira Santa a sexta-feira)
Este é um dos primeiros fins de semana prolongados. O melhor é que, tirando apenas quatro dias de férias, poderá juntá-lo ao feriado do 25 de abril e estar fora 10 dias. E porque não aproveitar estes dias para uma escapadela a Andaluzia, Espanha?
Além das cidades históricas, aproveite para explorar as aldeias brancas da Serra de Grazalema e relaxar nas praias da Costa del Sol, se o clima permitir. Andaluzia é uma mistura de cultura, história e beleza natural que promete uma viagem inesquecível.
1 de Maio (Dia do Trabalhador, quinta-feira)
Com um dia de férias, pode ter um fim de semana de quatro dias. Sugerimos uma visita a Praga, República Checa, para descobrir a cidade das cem cúpulas e deliciar-se com a sua rica história.
9 a 22 de junho (Dia de Portugal, Santo António, Corpo de Deus)
Aproveite os feriados de 10, 13 e 19 de junho para uma escapadinha de duas semanas, sem ter de gastar muitos dias. Com apenas 7 dias de férias, fica com 16 dias para usufruir num novo país.
Para o período de 7 a 22 de junho, uma excelente sugestão de destino europeu mais distante, que merece uma exploração mais prolongada, é Grécia, com foco nas ilhas Cíclades.
Este arquipélago oferece uma combinação perfeita de história, cultura, e beleza natural, e é ideal para uma viagem mais longa. Inclua no seu roteiro Santorini, Mykonos, Naxos e Paros.
15 de agosto (Assunção de Nossa Senhora, sexta-feira)
Neste fim de semana prolongado, nada melhor do que uma viagem até Copenhaga, Dinamarca. Com três dias disponíveis, pode explorar confortavelmente esta cidade encantadora, que combina modernidade com uma rica história.
5 de outubro (Implantação da República, domingo)
Apesar de o feriado calhar ao domingo, pode aproveitar na mesma para um fim de semana fora do país. Uma excelente sugestão é uma escapadinha a Edimburgo, Escócia.
Nesta altura do ano, Edimburgo começa a encher-se de cores outonais, tornando os parques e jardins da cidade ainda mais encantadores. Aproveite para explorar a capital escocesa, rica em história, cultura e paisagens deslumbrantes.
1 de novembro (Dia de Todos os Santos, sábado)
Para o fim de semana de 1 de novembro, com apenas sábado e domingo disponíveis, uma ótima sugestão é uma escapadinha a Bruxelas, Bélgica. Compacta e cheia de charme, a cidade é ideal para ser explorada em dois dias.
1 e 8 de dezembro (segundas-feiras)
O início de dezembro traz dois fins de semana prolongados. Pode aproveitar para visitar Estrasburgo, França, e explorar o mercado de Natal, ou voar até Budapeste, Hungria, para uma experiência cultural e relaxante nas suas famosas termas.
Por outro lado, se quiser umas férias mais longas, pode sempre juntar os dois feriados e aproveitar para visitar um destino que necessite de mais dias para ser explorado.
Esta cidade vibrante, onde o Oriente encontra o Ocidente, oferece uma rica mistura de história, cultura e gastronomia, perfeita para uma exploração mais prolongada.