Chuva, neve e granizo desaparecem em breve, mas... outra depressão à vista?
A chuva, granizo e neve das últimas horas em Portugal continental darão muito em breve lugar à estabilidade meteorológica. Contudo, este panorama poderá ser "sol de pouca dura". Outra depressão à espreita, já na próxima semana? Consulte a previsão!
Nas últimas horas uma depressão secundária situada a sul de Portugal continental, aliada a um núcleo frio em altitude que atravessou o Norte do nosso país numa trajetória Leste-Oeste, provocou a queda de precipitação sob várias formas. No Algarve sob a forma de granizo, e em serras e nalgumas localidades do interior Norte e Centro sob a forma de neve e nas restantes regiões dominou a chuva.
Esta depressão bastante peculiar e de estrutura débil manter-se-á nas imediações do nosso país ao longo deste dia de quarta (8), causando instabilidade sobretudo nas Regiões Centro e Sul. Haverá, além do mencionado, risco de trovoada e vento do quadrante Leste a soprar moderado, por vezes forte. A instabilidade meteorológica derivada desta depressão irá manter-se até quinta-feira, dia 9.
Prevê-se que o estado do tempo estabilize a partir de sexta-feira (10), assim permanecendo, com períodos nublados e soalheiros, até segunda-feira (13). Formar-se-ão geadas, e gelo, no interior e as noites voltarão a ficar mais frias pelo país, com vento a soprar de Leste. No entanto, esta situação poderá ser “sol de pouca dura”.
A última atualização do nosso modelo de referência (ECMWF) sugere um novo cenário de instabilidade a partir de inícios/meados da próxima semana (terça, 14 de fevereiro), altura em que se prevê que uma massa de ar polar marítimo (vinda de norte), aliada a uma depressão situada a oeste/sudoeste de Portugal continental, poderia deixar mais chuva e possível queda de neve por vários pontos da nossa geografia.