Chuva forte, trovoada e granizo deixam Faro, Beja e Madeira em aviso laranja. Outros 5 distritos estão sob aviso amarelo

As condições meteorológicas adversas mantêm-se devido à depressão situada a sudoeste de Portugal. Conheça aqui o cenário para as próximas horas e dias e saiba quais poderão ser as regiões mais afetadas.

As temperaturas têm recuperado gradualmente e esta sexta-feira prevê-se uma subida das mínimas. Para hoje também se preveem aguaceiros intensos e risco de trovoada e granizo, especialmente no Centro e Sul de Portugal, com destaque para os distritos de Beja e Faro, que estão sob aviso laranja até às 18h, e para Lisboa, Setúbal, Évora, Portalegre e Castelo Branco, que estão sob aviso amarelo. Este aviso deverá perdurar até às 6h da manhã de dia 16, nos distritos de Lisboa e Setúbal. Os restantes terminam hoje.

Além disto, haverá uma nova intrusão de poeiras do Saara, com maior concentração à medida que as horas passam, podendo permanecer, pelo menos, até ao início da próxima semana. Esta intrusão de poeiras aliada à chuva prevista, poderá resultar em chuva de lama em diversos distritos.

O fim de semana começa com chuva, mas contará com alguma estabilidade

No sábado, dia 16, a chuva poderá cair um pouco por todo o país, de sul para norte, podendo ser localmente intensa no Barlavento Algarvio no início da madrugada, e também, na Beira Interior e em Bragança, ao início da manhã.
Ainda assim, com o passar das horas a chuva poderá dissipar-se e dar lugar a um dia nublado com algumas abertas.

gota fria; depressão
O centro de baixas pressões situado a sudoeste de Portugal continental traduzir-se-á em episódios de chuva nas próximas horas, podendo ser acompanhados de trovoada e granizo. Neste mapa, vemos a previsão da distribuição da precipitação à 1h de sábado.

No domingo, podem ocorrer alguns episódios de chuva fraca no Sul, durante a madrugada. Contudo, espera-se um dia praticamente seco, com céu geralmente limpo ou ligeiramente turvo devido às poeiras. As temperaturas máximas devem manter-se entre os 17 ºC para a Guarda e os 23 ºC para o distrito de Beja.

Início da próxima semana será estável, mas será "sol de pouca dura"

Segunda-feira adivinha-se também seca e com céu limpo, apesar de se poder denotar uma ligeira diminuição das temperaturas. Porém, na terça a nebulosidade volta, principalmente ao Norte e Centro do país, onde são esperados episódios de chuva fraca a moderada nas mesmas regiões, durante a tarde.

Atenção à Madeira devido à aproximação da depressão

Para hoje, são esperados aguaceiros, por vezes, intensos e acompanhados de trovoada para a Calheta e Porto Moniz, durante a tarde, podendo prolongar-se até à noite.

Para além dos vários distritos sob avisos meteorológicos devido à precipitação, também o arquipélago da Madeira conta com avisos amarelo e laranja devido à intensidade da mesma.

Amanhã, a chuva, por vezes forte, deverá continuar por todo o arquipélago, podendo ter mais expressão nos locais supracitados, especialmente durante a madrugada e as horas da manhã. À semelhança do continente, a chuva perderá intensidade com o passar das horas e poderá dar tréguas.

No domingo, esperam-se alguns episódios de chuva fraca ao longo do dia, mas também períodos de céu pouco nublado, essencialmente no nordeste da ilha da Madeira.

Com isto, o IPMA lançou avisos laranja de precipitação para o arquipélago, que estarão em vigor entre as 21h de hoje e as 9h de amanhã. Contudo, a partir das 15h de hoje já estarão em vigor avisos amarelos, assim como, também estarão em vigor a partir das 9h de amanhã, até às 18h.