Chuva em Portugal traz alívio, mas também riscos para solos ardidos: saiba onde vai chover mais este fim de semana

A chuva está de volta a Portugal. Depois de deflagrarem vários incêndios a precipitação pode ser benéfica, apesar de também trazer alguns riscos. Veja onde vai chover no fim de semana.

O estado de tempo em Portugal continental sofreu uma mudança, tal como havíamos previsto e, devido à presença de um centro de baixas pressões a oeste do nosso país, já se registam alguns episódios de chuva em vários locais do Norte e do Centro. Esta chuva era ansiada nos últimos dias, devido aos incêndios que assolaram, principalmente, estas regiões.

O fim de semana contará com vários episódios de chuva

Em relação ao dia de hoje, a precipitação era esperada em vários distritos, com maior acumulação para Braga, Porto e Vila Real. As temperaturas sofreram uma descida generalizada, com a máxima mais elevada de 27 ºC para o distrito de Beja e a máxima mais baixa de 19 ºC para o distrito da Guarda. As temperaturas mínimas não deverão baixar dos 12 ºC, em Bragança e Guarda, nem ultrapassar os 18 ºC, em Faro.

O fim-de-semana será composto por episódios de chuva dispersa e pela diminuição das temperaturas mínimas e máximas, por todo o país.

Amanhã, sábado, os períodos de chuva serão mais dispersos e poderão ter mais impacto nas terras altas, Bragança e noroeste do país, podendo dissipar-se a partir das últimas horas da tarde. Também aqui será sentida uma nova e ligeira diminuição das temperaturas, onde distritos como Viana do Castelo, Porto e Guarda não deverão chegar aos 20 ºC. Ainda assim, Beja voltará a ser o distrito mais quente, com máximas de 26ºC.

distribuição de chuva
Distribuição da precipitação às 13:00 de sábado, 21 de setembro. A esta hora, prevê-se que a chuva tenha mais impacto na faixa interior do país.

Para domingo, espera-se um dia parcialmente nublado, com algumas abertas e alguns períodos de chuva nas últimas horas da manhã para o Alentejo e, ao final da tarde, para a região Norte, podendo dissipar-se nas horas seguintes. Neste dia, as temperaturas máximas diminuem também de forma generalizada e as mínimas também, podendo Guarda e Bragança registarem 8 ºC e 9 ºC, respetivamente.

Riscos da chuva em solos ardidos

É importante, ainda, referir que, apesar da chuva ser benéfica na ajuda do combate aos incêndios, esta pode ter efeitos negativos devido aos solos que podem não ter capacidade de retenção e, desta forma, haver escorrência de água poluída com cinzas e outras substâncias que pode comprometer a qualidade dos recursos hídricos em várias regiões do país.

Para além disto, caso a quantidade de chuva seja abundante, podem ainda ocorrer deslizamentos de terra, em solos erodidos. Todo o cuidado é pouco.

Para acompanhar todas as nossas notícias acerca deste assunto e outros, mantenha-se atento ao tempo.pt.