Chuva à vista em Portugal: quando e como fará frente à seca?
A seca continua a agravar-se a cada dia que passa, e embora haja novidades para os próximos dias com a chegada de chuva praticamente generalizada a Portugal continental, na próxima semana as altas pressões voltarão a reforçar-se. Contamos-lhe mais aqui!
O tempo em Portugal continental tem estado incrivelmente estável e soalheiro nas últimas semanas graças a um poderoso anticiclone de bloqueio. Contudo, esta quinta-feira alguns aguaceiros fracos e dispersos cairão pelo norte do país, situação que poderá repetir-se de forma irregular na sexta e no sábado.
No domingo a chuva generalizada irá finalmente cair no nosso país graças à chegada de uma frente fria atlântica muito ativa, acompanhada pelo vento forte de Oeste. As temperaturas vão baixar significativamente.
Contudo, este episódio de chuva deverá ser pontual - atendendo às previsões para a próxima semana – sendo, naturalmente, incapaz de atenuar a grave seca que assola Portugal continental. Apesar de obviamente ser hidricamente benéfico. Neste sentido, os deputados ao Parlamento Europeu solicitaram um debate de urgência em reunião plenária sobre a seca que está a ocorrer no nosso país.
Se a reunião se concretizar, deverão ser abordadas as consequências nefastas da seca para a produção agrícola e a atividade pecuária, a escassez de água em barragens e albufeiras (coloca em risco a produção de energia hidráulica e o abastecimento humano de água), a subida dos preços dos produtos, entre outras. Aliás, os prejuízos causados pela seca interessam à escala europeia para o debate entre países e regiões como Espanha e Sudeste de França, que também já sofrem com este panorama.