Chile: satélites meteorológicos captam pulso eruptivo do vulcão Láscar

Para além do impressionante vídeo do momento em que o pulso eruptivo do vulcão Láscar ocorreu, há imagens da pluma de vapor, fumo e cinzas captadas por satélites. A área está em alerta amarelo.

Nuvem erupção vulcão Láscar
A nuvem de fumo, vapores e cinza do pulso eruptivo do vulcão Láscar foi registada pelos satélites meteorológicos.

Ontem, 10 de dezembro, às 12:36, foi registado um evento explosivo do vulcão Láscar, que expeliu uma coluna de fumo, cinzas e vapor que atingiu 6.000 metros de altitude acima da cratera. Segundo informações divulgadas pela ONEMI, os fluxos piroclásticos foram também registados nas proximidades da cratera. A coluna da erupção do vulcão Láscar foi registada pelos satélites meteorológicos, onde se observa o seu movimento para sudoeste após o pulso eruptivo.

Na animação do nosso visor de satélites, destaca-se o desenvolvimento de nuvens de tempestade no norte do Chile, como resultado da ação da Alta da Bolívia, e podemos também distinguir, a sudeste de Toconao (canto inferior direito da animação), como a nuvem eruptiva cresce e se espalha para sudoeste, guiada pelo vento.

A atividade registada pelo vulcão Láscar levou as autoridades a elevar o nível de alerta técnico de verde para amarelo. Além disso, a Delegação Presidencial Regional de Antofagasta, em coordenação com a ONEMI da Região, decidiu colocar a comuna de San Pedro de Atacama sob alerta amarelo por atividade do vulcão Láscar a partir de 10 de dezembro até que as condições o justifiquem.

Estabelecidos perímetros de segurança

O SERNAGEOMIN estabeleceu um perímetro de 3 km de raio em torno da cratera, considerando-o como uma zona de perigo devido ao provável impacto de produtos vulcânicos. Por sua vez, o SINAPRED estendeu esta área de segurança para 5 km em redor da cratera ativa, restringindo o acesso ao terreno - incluindo áreas de pastagem e escalada.

O momento da erupção foi captado por um grupo de turistas que visitavam o vulcão Láscar. No vídeo, que está dar a volta ao mundo, vê-se a preocupação do grupo à medida que se apressam a fugir o mais rapidamente possível da nuvem que avança na sua direção.

youtube video id=aWHWVUBTDJ4

Para além do impressionante avanço da nuvem eruptiva, fragmentos de cinzas estavam a cair nessa altura. Apesar da proximidade das pessoas na altura do pulso eruptivo, felizmente não houve feridos.

Láscar: o vulcão mais ativo do norte do Chile

Segundo dados do SERNAGEOMIN, o vulcão Láscar teve 30 erupções explosivas desde o século XIX, tornando-o o vulcão mais ativo do norte do Chile. Estas erupções têm sido geralmente de curta duração, afetando um raio de 5 km com projeções balísticas.

A organização diz que os flancos norte, oeste e sul do vulcão são os mais susceptíveis aos fluxos piroclásticos e às projeções balísticas. No verão, colunas eruptivas mais altas podem afetar áreas como Toconao, Talabre, Camar, Peine e Socaire, devido à direção dominante do vento nesta altura do ano.