Cheias e deslizamentos de terra no Japão provocam mortes
Chuvas torrenciais provocaram um cenário aterrador no Japão. Deslizamento de terra varreu casas na cidade de Atami, na província de Shizuoka. As imagens são impressionantes.
Neste sábado, pelo menos duas pessoas morreram e outras 20 estão desaparecidas após chuvas torrenciais atingirem a cidade de Atami, no centro do Japão, na província de Shizuoka, causando deslizamentos de terra, de acordo com a emissora NHK.
黄瀬川大橋崩壊
— 炎上動画面白拡散 (@enjou_kakusan) July 3, 2021
熱海大規模土砂崩
車家流事態#豪雨#拡散希望pic.twitter.com/HX5mKb34zj
“Por causa da chuva forte, o solo soltou-se e o deslizamento de terra aconteceu... ganhou velocidade, varrendo casas juntamente com as pessoas”, disse o governador Heita Kawakatsu aos repórteres. As fortes imagens remetem ao tsunami de 2011.
NHK3日午後6時半熱海市伊豆山土石流現場上空撮影
— NHK (@nhk_news) July 3, 2021
映像崩落土砂海岸沿走道路押寄茶色濁水勢流出川分https://t.co/bLdtDciILS#nhk_video pic.twitter.com/YBrQug2YJ0
Imagens virais nas redes sociais mostram o momento exato no qual a enxurrada de água e terra destrói várias casas ao longo do seu caminho enquanto vários espectadores assustados correm para salvar as suas vidas.
関係各所色連絡貰
— 大@肺腺癌 (@d_t_dcg_sdh) July 3, 2021
️
熱海伊豆山土石流
家族無事確認出来
多分嫁実家流思
衝撃的過生心地 pic.twitter.com/JWHskPCV1z
O relatório afirma que a polícia e os bombeiros estão a procurar os desaparecidos. As autoridades de Shizuoka pediram ajuda ao governo nacional para ajudar na situação de emergência.
熱海市土石流第2波!?目前死思 pic.twitter.com/KILBfRIPAd
— @ (@Glasses113) July 3, 2021
A Agência de Meteorologia Nacional afirma que a precipitação intensa foi resultado de um sistema frontal estacionário. As províncias de Shizuoka e Kanagawa são as mais castigadas pelas chuvas volumosas e frequentes. Os acumulados bateram um recorde histórico, com volumes de 700 a mais de 800 mm no período de 72h.
熱海市伊豆山国道135号線午後3時半頃撮影映像
— NHK (@nhk_news) July 3, 2021
店舗住宅並地区土砂流込乗用車巻込https://t.co/33IbPkLfF8#nhk_video pic.twitter.com/OR8BADSoFc
Os meteorologistas estão a alertar acerca da continuidade das chuvas e para a possibilidade de mais deslizamentos de terra, transbordamento de rios e inundações em áreas baixas. Além disso, ordens de evacuação foram emitidas para as pessoas em partes das províncias de Kanagawa, Chiba e Shizuoka.