Chegou o dia! População mundial atinge 8 mil milhões de pessoas
A contagem não pára. A população mundial está prestes a ultrapassar a marca dos 8 mil milhões de habitantes na Terra, tal como projetado pela ONU, durante este 15 de novembro. Dizemos-lhe como acompanhar a evolução do número de pessoas em 'tempo real'.
A Organização das Nações Unidas (ONU) indicou que a população mundial deverá atingir os 8 mil milhões de habitantes, dando uma data estimada de 15 de novembro. Contudo, embora esta data não seja inteiramente exata, as projeções atuais e uma certa margem de erro, indicam que nos estamos a aproximar rapidamente dessa marca e que podemos alcançá-la em qualquer altura.
O anúncio foi feito pela organização em julho, como parte das comemorações do Dia Mundial da População. "Este ano cai durante um ano histórico, quando antecipamos o nascimento do habitante oito mil milhões da Terra. Esta é uma ocasião para celebrar a nossa diversidade, reconhecer a nossa humanidade comum e maravilharmo-nos com os avanços na saúde que prolongaram a esperança de vida e reduziram as taxas de mortalidade materna e infantil", disse na altura o Secretário-Geral da ONU, António Guterres.
Algumas projeções segundo a ONU
Guterres acrescenta que este marco de crescimento populacional é um lembrete da nossa responsabilidade partilhada de cuidar do nosso planeta e um momento para refletir sobre o que ainda não cumprimos, em relação aos nossos compromissos mútuos.
As últimas projecções da ONU, baseadas nesta taxa de crescimento, estimam que a população mundial poderá crescer para 8,5 mil milhões em 2030, 9,7 mil milhões em 2050 e 10,4 mil milhões em 2100. Ao mesmo tempo, haverá um grande aumento demográfico nos países em desenvolvimento. Segundo a ONU, mais de metade da população projetada para 2050 estará concentrada em apenas oito países: a República Democrática do Congo, Egito, Etiópia, Índia, Nigéria, Paquistão, Filipinas e República Unida da Tanzânia.
No entanto, outras projeções prevêem um futuro subtilmente diferente. A população mundial cresceria nas próximas décadas, atingindo um pico em 2064 com cerca de 9,7 mil milhões de pessoas, mas diminuiria para 8,8 mil milhões até 2100. Se isto se tornar uma realidade, seria a primeira vez que a população mundial diminuiria desde que os registos começaram em meados do século XIV, durante a Peste Negra.
Em ambos os cenários, haveria um enorme crescimento populacional na África subsaariana, bem como um aumento muito mais lento em todo o mundo árabe.
8 mil milhões de pessoas na Terra... e mais
Um grupo de desenvolvedores, investigadores e voluntários do Worldometer conceberam uma plataforma gratuita para visualizar as estatísticas deste aumento em tempo real. Nela podemos encontrar uma contagem da população mundial, os nascimentos e mortes do dia, além do crescimento demográfico atual. Para além da informação geral para todo o ano, atualizada segundo a segundo.
O site tem sido um sucesso, uma vez que estes números foram solicitados e fornecidos para investigação a instituições como a Oxford University Press, BBC, Milton J. Rubenstein Museum of Science & Technology, entre outras. Por esta razão, as estatísticas que mostram podem ser consideradas como tendo um elevado grau de fiabilidade.