Chegou de Marte uma misteriosa mensagem "extraterrestre"!
Um sinal misterioso, de origem artificial e proveniente de Marte, chegou à Terra. Este é o primeiro passo do projeto "A Sign in Space", uma colaboração de várias organizações e artistas.
Na noite de 24 de maio, foi oficialmente lançado o interessante projeto "A Sign in Space". A ideia foi desenvolvida pela artista italiana Daniela De Paulis em colaboração com o Instituto Nacional de Astrofísica (INAF), a Agência Espacial Europeia (ESA), o Observatório de Green Bank e o SETI (Search for Extra-Terrestrial Intelligence). Assim, nos últimos quatro anos, um grupo de cientistas e artistas tem trabalhado para simular uma mensagem extraterrestre e observar a reação da Humanidade.
O projeto "A Sign in Space"
O projeto consiste numa performance espacial que envolve a sonda Trace Gas Orbiter, o módulo principal da primeira missão ExoMars, e 3 radiotelescópios na Terra: 2 americanos, o do Instituto SETI, na Califórnia, e o Robert C. Byrd Green Bank Telescope, na Virgínia, e um italiano, em Medicina (Bolonha), operado pelo INAF.
Na prática, na noite de 24 de maio, por volta das 20 horas (hora portuguesa), a sonda da ESA, em órbita do planeta vermelho desde 2016, enviou uma misteriosa mensagem de rádio encriptada que chegou à Terra ao fim de apenas 16 minutos. O sinal foi captado pelos 3 radiotelescópios da Terra e está agora a ser descodificado.
Em breve, a mensagem extraterrestre será divulgada online através da plataforma do projeto e um verdadeiro desafio planetário para o interpretar irá então começar.
O desafio de o descodificar começará em breve
Daniela De Paulis e alguns dos cientistas do projeto também falarão na plataforma e apoiarão os participantes no debate com seminários.
Olhando para este momento, como reagiria se uma mensagem extraterrestre chegasse de facto? O que é que acha que uma possível civilização extraterrestre evoluída poderia querer dizer-nos? E o que é que você, se pudesse comunicar com outras formas de vida extraterrestre, gostaria de lhes dizer?
O sonho de comunicar com extraterrestres
De facto, nós, terráqueos, já enviámos mensagens para o espaço: a famosa mensagem de Arecibo de 1974, na qual, em formato binário, queríamos dizer aos possíveis ouvintes quem somos, como somos biológica e esteticamente, quantos somos e como comunicar connosco. Infelizmente, ainda não recebemos qualquer resposta, mas talvez algures no universo exista uma civilização algo semelhante à nossa que esteja a tentar interpretar e compreender a nossa mensagem, como nós faremos em breve.
Continuamos à espera de uma resposta, entretanto treinamos com simulações de mensagens "extraterrestres" que nós próprios enviamos do espaço, de modo a que, se alguma vez nos chegar uma mensagem extraterrestre real, já estejamos preparados para a descodificar.