“Censo mundial” de espécies de árvores: quantas existem?
Um recente trabalho de colaboração internacional de cientistas fornece números concretos da quantidade de espécies de árvores no planeta, as conhecidas e as que ainda não são conhecidas. Acredita-se que a América do Sul alberga 43% das espécies de árvores do mundo inteiro.
Quantas árvores existem no mundo? Esta é uma pergunta que muitos de nós já nos colocámos em algum momento da nossa vida. Embora a resposta continue a ser incerta, uma recente colaboração internacional de cientistas dá-nos algumas pistas com a primeira estimativa do número total de espécies de árvores no planeta, algo como um "censo mundial" de espécies de árvores.
No trabalho, publicado recentemente na revista PNAS, a equipa de Jingjing Liang e Peter B. Reich documentou cerca de 64.000 espécies de árvores, embora o número total global de espécies de árvores, tanto documentadas como não documentadas, continue a ser desconhecido.
Os investigadores estimam que um terço das espécies não descobertas são raras com um pequeno número de árvores e provavelmente existem em áreas tropicais ou subtropicais, como a floresta amazónica. "Por exemplo, a América do Sul contém cerca de 43% das espécies arbóreas do planeta e o maior número de espécies raras", explica Liang. "É bem possível que percamos espécies de árvores não descobertas para a extinção antes de as encontrarmos".
Um grande quebra-cabeças mundial
Para a estimativa global das espécies de árvores, "combinamos conjuntos de dados individuais num conjunto massivo de dados globais a nível de árvores", disse Liang. "Cada conjunto provém de alguém que vai para uma floresta e mede cada árvore, recolhendo informação sobre as espécies, tamanhos e outras características das árvores. Contar o número de espécies de árvores em todo o mundo é como um quebra-cabeças com peças espalhadas por todo o mundo. Resolvemo-lo juntos como equipa, cada um partilhando a sua própria peça.
Este conjunto de dados global é o maior conhecido até à data, explica Liang. Atualmente inclui mais de 38 milhões de árvores, que abarcam 90 países e 100 territórios. "Através desta grande quantidade de dados, temos uma boa imagem da diversidade de espécies de árvores para diferentes biomas e a nível continental, que é o que usámos para fazer esta estimativa", afirmou Liang. "A nossa base de dados inclui 64.100 espécies de árvores confirmadas. A nossa estimativa do número total global de espécies de árvores ajuda-se ao conhecimento científico existente e está em linha com os números teorizados em estudos anteriores".
"Uma estimativa precisa da quantidade de espécies de árvores a nível mundial é um grande conhecimento", afirmou Mo Zhou, outro dos autores. "Não importa o que acontecer no futuro, os nossos filhos e os seus filhos saberão que a Terra é o lar de aproximadamente 70.000 espécies de árvores no alvorecer do século XXI. "É extremamente emocionante", disse Andy Marshall, que fez a maior parte do seu trabalho de campo na África Oriental e na Austrália.