Celebra-se hoje o Dia Mundial da Água: "Água para a paz"
Hoje, 22 de março de 2024, celebra-se o Dia Mundial da Água com o tema: "Água para a paz". Fique aqui a saber mais sobre a importância da celebração deste tão precioso recurso.
O Dia Mundial da Água celebra-se anualmente a 22 de março e, pretende elucidar a importância da água potável, assim como a necessidade de implementar uma gestão sustentável dos recursos hídricos.
Este ano com o tema "Água para a paz", pretende-se promover uma convergência global em torno da água, utilizando-a para a paz e lançar as bases para um amanhã mais estável e próspero. A verdade é que a água pode criar paz ou até mesmo desencadear alguns conflitos.
Segundo a Organização das Nações Unidas.
De acordo com o relatório da UNESCO de 2023, cerca de 2 mil milhões de pessoas a nível mundial não têm acesso a água potável segura e 3,6 mil milhões não têm acesso a saneamento gerido de forma segura.
Milhões de pessoas em todo o mundo dependem da água que atravessa as fronteiras nacionais. No entanto, apenas 24 países têm acordos de cooperação para toda a água partilhada.
Porém, prevê-se que estas carências se agravem nos próximos anos, à medida que as alterações climáticas se forem agravando.
Este recurso vital para a nossa existência, não está assegurado, embora 70% da superfície da Terra esteja coberta por água, estima-se que apenas 0,5% seja utilizável e esteja disponível.
Sendo assim, a água precisa de ser conservada e protegida sob a perspetiva de que não é um recurso pelo qual competir, mas sim um direito humano.
A importância da celebração do Dia Mundial da Água
Desde 2003 a ONU propõe o lançamento do Relatório das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Mundial da Água, um documento que avalia a situação deste recurso.
Este relatório procura fornecer aos governos informações e ferramentas para promover a tomada de decisões justas, destacando a natureza transversal da questão e os seus impactos e, embora inicialmente este documento fosse publicado de três em três anos, a partir de 2014, com o agravamento da situação da água, o relatório passou a ser publicado anualmente.
Este ano a celebração oficial terá lugar na sede da UNESCO em Paris, a 22 de março. Um ponto alto da celebração será o lançamento da edição de 2024 do Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos intitulado "Água para a prosperidade e paz".
Mensagem para 2024
Este ano a UNESCO quer relembrar, 3 principais pontos-chave: A água pode criar paz ou conflitos, a prosperidade e a paz dependem da água e a água pode tirar-nos de uma crise.
Todavia, se a água potável for escassa ou se as pessoas tiverem dificuldade em aceder à mesma, as tensões entre comunidades podem aumentar e por isso a cooperação é bastante importante para manter o equilíbrio.
Os países devem manter em foco a implementação de medidas para a gestão das alterações climáticas, a migração em massa e a instabilidade política, colocando a cooperação no domínio da água no centro dos seus planos.