Carnaval de Loulé 2025: folia, sátira e “nada de seca”

A festa está prestes a invadir Loulé com desfiles animados, sátira irreverente e espírito carnavalesco inconfundível. Entre críticas bem-humoradas e muito samba, este evento icónico promete três dias de pura alegria.

Carnaval
Prepare-se para muita animação. Foto: Unsplash

Loulé volta a vestir-se de cor, brilho e alegria para celebrar o seu icónico Carnaval, um dos mais antigos de Portugal. De 2 a 4 de março, a Avenida José da Costa Mealha transforma-se num autêntico "sambódromo louletano", onde não vão faltar música, dança e, claro, uma boa dose de sátira política e social.

“O Carnaval de Loulé destaca-se como um dos mais antigos e emblemáticos eventos carnavalescos de Portugal, sendo uma verdadeira joia da coroa das festividades algarvias”, garante o ‘Idealista’. “Com uma história rica que remonta a várias décadas, este festejo anual tem vindo a cativar tanto locais como turistas.”

"O Carnaval não é uma seca!"

O tema deste ano é uma piscadela de olho à crise da água no Algarve. Com o lema "O Carnaval não é uma seca!", os carros alegóricos vão brincar com a realidade e trazer ao desfile a aguardada dessalinizadora, entre outras referências à sustentabilidade hídrica.

“A autarquia aposta nesta época de folia para consciencializar e sensibilizar o público para várias questões de atualidade, assim como promover comportamentos responsáveis e conscientes”, escreve a revista ‘NiT’.

Carnaval Loulé
Dias de muita folia. Foto: Facebook/ Carnaval de Loulé

Ainda assim, não é só a falta de água que vai ser alvo de humor. O evento promete abordar também temas como as eleições presidenciais, as políticas de Donald Trump, e até a omnipresença de Cristiano Ronaldo nos holofotes.

O que esperar do desfile?

Nos três dias de festa, entre as 15:00 e as 18:00 horas, mais de 600 animadores vão encher a avenida de energia.

Entre escolas de samba, gigantones e cabeçudos, os 15 carros alegóricos garantem um desfile recheado de humor e criatividade.

E a festa não fica por aqui. Na segunda-feira, dia 3 de março, há ainda o glamoroso Baile de Gala no Salão de Festas de Loulé, onde os foliões podem vestir-se a rigor e dançar noite dentro.

Preços e onde comprar bilhetes

Os bilhetes para o desfile têm um preço simbólico de 2€, com a receita a reverter para causas sociais e associações locais. O programa detalhado pode ser consultado online, para que ninguém perca pitada desta grande festa.

Como chegar a Loulé?

Independentemente de onde vem, chegar a Loulé é fácil. De carro, pela A2 e depois pela A22 (Via do Infante), a viagem a partir de Lisboa demora cerca de 2h30.

De autocarro, empresas como a Rede Expressos oferecem ligações diárias, com duração aproximada de 4 horas. Já de comboio, o comboio Lisboa-Oriente até Faro demora cerca de 2h30, seguido de um percurso de 20 minutos num comboio regional até Loulé.

Não se esqueça, porém, de estar atento à nossa secção de notícias de previsão do tempo, bem como todas as atualizações na nossa secção de avisos meteorológicos. Não quer ser apanhado de surpresa por um desfile adiado devido às condições meteorológicas.

Viva o Carnaval de Loulé

Se nunca visitou o Carnaval de Loulé, esta é a oportunidade perfeita para se juntar à folia. Entre risos, críticas bem-humoradas e muito samba, este é um evento que junta tradição e modernidade, fazendo jus ao título de mais antigo corso do país.

Marque na agenda e venha celebrar.