Caminito del Rey surpreende outra vez: vem aí a maior ponte pedonal suspensa de Espanha

Adrenalina a dobrar. 120 anos depois, o "trilho mais perigoso do mundo” torna-se ainda mais radical, com a construção de uma estrutura suspensa de 110 metros.

Caminito del Rey
Vai ter coragem? Foto: Pexels

No desfiladeiro dos Gaitanes, em Málaga, o Caminito del Rey um dos trilhos mais espetaculares (e vertiginosos) de Espanha está prestes a tornar-se ainda mais emocionante. Como? Para celebrar os 120 anos da sua construção, este icónico percurso vai ganhar a maior ponte pedonal suspensa do país.

“As celebrações do 120.º aniversário prometem festa para o ano inteiro, mas, para já, chega o anúncio da extensão do percurso e da construção de uma ponte pedonal suspensa”, escreve o jornal ‘Público’.

Se caminhar sobre passadiços a dezenas de metros de altura já era uma aventura, imagine agora atravessar aquela que será “a mais longa ponte do género em Espanha”. Suspensa a 50 metros acima do solo e com 110 metros de comprimento, apostamos que não deixará ninguém desiludido.

“O Caminito del Rey, localizado a cerca de 60 quilómetros da cidade de Málaga, percorre cerca de três quilómetros num trilho com um metro de largura, localizado entre os municípios de Ardales e Álora. Procura agora ser classificado como Património Mundial pela UNESCO, depois de oficializar a candidatura em 2019.”

Um desafio de engenharia

Esta nova estrutura não só promete vistas de cortar a respiração, mas também oferece uma alternativa ao atual percurso de saída do Caminito. Confuso? É bastante simples.

Quem quiser encurtar a caminhada em cerca de um quilómetro e evitar o troço mais íngreme pode optar pela nova travessia.

Mas não se preocupe, se preferir manter a tradição e seguir pelo trajeto original, essa opção continuará disponível.

Caminito del Rey
Imagem de divulgação do projeto. Foto: DR

“Esta ponte e o novo percurso até ao final do Caminito tornam a viagem muito mais espetacular, embora aqueles que o desejarem e que não quiserem passar pela ponte, possam continuar a usar o atual troço final [cerca de um quilómetro de descida pela montanha]”, nota Francisco Salado, presidente da Diputación Provincial de Málaga.

Os trabalhos arrancam já em março e a previsão é que tudo esteja pronto até novembro — mas será um verdadeiro desafio de engenharia. Isto porque a ponte será sustentada por quase 1,5 quilómetros de cabos de aço trançados e terá um peso impressionante de 17 toneladas. Ao longo do processo de construção será necessário até o uso de helicópteros para instalar algumas partes da estrutura.

Um trilho cheio de história (e adrenalina)

Engana-se se acha que o Caminito del Rey é apenas um trilho deslumbrante. Na verdade, é também um pedaço da história espanhola. Originalmente construído entre 1901 e 1905 para dar acesso a trabalhadores de uma central hidroelétrica, era tão arcaico como o seu uso — até que, em 1921, o rei Alfonso XIII o teve de atravessar para inaugurar a represa, e assim ganhou o seu nome.

Ainda assim, foi pela sua periculosidade que o percurso ficou famoso, chegando a ser conhecido como “o trilho mais perigoso do mundo”.

Após anos de abandono e acidentes fatais, foi restaurado e reaberto ao público em 2015, tornando-se uma das atrações mais procuradas de Espanha.

Hoje, com milhões de visitantes e um impacto económico significativo na região, o Caminito continua a surpreender. A nova ponte faz parte de um investimento de 1,2 milhões de euros, financiado pelos próprios lucros do trilho. E a melhor parte? O percurso permanecerá aberto durante as obras, então ainda pode reservar a sua visita e sentir a adrenalina deste caminho lendário.

Caminito del Rey
Está pronto para o desafio? Foto: DR

Se está a pensar em ir, lembre-se de que os bilhetes esgotam rapidamente. A entrada custa 10€, e há também a opção de visita guiada por 18€. No entanto, crianças com menos de oito anos não podem participar. Afinal, ainda que o Caminito seja deslumbrante, não é para os mais pequeninos.

“Do seu comprimento total de 7,7 quilómetros, cerca de três são em passadiço e cinco em trilho. Percorrê-lo na totalidade dura três a quatro horas e é considerado de dificuldade média. A travessia completa dura entre três a quatro horas e é considerada de dificuldade média, embora envolva certos riscos devido às suas características, sendo recomendado apenas para caminhantes experientes”, lê-se na revista ‘NiT’.

Com esta nova expansão, o Caminito del Rey reforça o seu estatuto de um dos trilhos mais espetaculares da Europa. Agora, a única questão é: vai ter coragem de atravessar a maior ponte pedonal suspensa de Espanha? O desafio está lançado.