Calor previsto para Portugal não tem paralelo nos registos históricos
O calor acentuado que se irá fazer sentir, com possibilidade de atingir, ou ultrapassar, os 40 °C nalgumas regiões portuguesas, não tem precedentes no mês de maio. Contamos-lhe mais aqui!
O calor intenso irá acentuar-se ainda mais na reta final da semana em Portugal continental e as temperaturas podem atingir valores recorde, do ponto de vista climatológico, para o mês de maio.
A temperatura tem vindo a subir ao longo da semana, mas será no fim de semana que os valores poderão chegar perto, ou atingir, os 40 ºC, em alguns locais do país, como na região transmontana e alguns pontos de Beja e Évora. Prevê-se que sexta-feira e sábado sejam os dias mais quentes!
Este calor acentuado deve-se ao estacionamento da crista anticiclónica sob a Península Ibérica e a uma massa de ar quente proveniente do Norte de África.
Existe também a possibilidade do aparecimento de uma pequena depressão isolada, diante do litoral ocidental de Portugal continental, que poderá resultar em aguaceiros e trovoada, assim como na queda de granizo, devido ao calor acumulado à superfície e ao frio em altitude.