Calor, poeiras do Saara e “chuva de lama” em Portugal: irá este tempo estranho continuar durante a próxima semana?
Além do calor desta sexta-feira (5), haverá uma intrusão de poeiras do Saara que, combinada com frentes atlânticas, originará o fenómeno “chuva de lama”. Saiba em que regiões e que tempo se prevê para os primeiros dias da próxima semana em Portugal.
Uma massa de ar bastante quente provocou esta sexta-feira - 5 de abril - uma subida brusca e acentuada das temperaturas. Várias zonas de Portugal continental atingiram temperaturas máximas iguais ou superiores a 25 ºC, com os termómetros a escalarem até 27 ºC nalguns locais.
A presença de várias depressões no Atlântico - tais como Olivia (Açores ainda sob a sua influência) e Kathleen - vai permitindo a subida em latitude do ar subtropical procedente de sul.
O calor que fará lembrar o verão não será o único aspeto meteorológico marcante, pois será acompanhado de uma intrusão maciça de poeiras do Saara que abrangerá todo o território de Portugal continental nestes próximos dias. Tal episódio teve início a partir da tarde desta sexta-feira (5), entrando pelo Algarve, na Região Sul, e terminará nas últimas horas do próximo domingo, 7 de abril.
Devido à forte circulação de sul, a “língua” de poeiras saarianas surpreenderá pela sua abrangência geográfica, deslocando-se desde a Península Ibérica, até outros países da Europa Ocidental e, por fim até à Escandinávia! Além de ser bastante raro chegar a latitudes tão setentrionais, tudo ocorrerá num espaço temporal de 24-48 horas.
As regiões onde será mais provável chover
No sábado (6) uma frente associada à Depressão Olivia deixará períodos de chuva nas Regiões Norte e Centro, mais prováveis e frequentes nos distritos situados a oeste da Barreira de Condensação (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, partes ocidentais dos distritos de Vila Real e Viseu). Haverá também possibilidade de aguaceiros fracos e muito dispersos em zonas da Região Sul ao longo da tarde.
Além disto também se espera uma pequena descida térmica amanhã, pois a quantidade abundante de poeiras em suspensão poderá "tapar" a radiação solar, impedindo que as temperaturas alcancem valores tão elevados como nesta sexta-feira (5).
Quando há uma situação de precipitação, as poeiras podem potencialmente entrar em coalescência com as gotas de água da chuva, e esta combinação origina precipitação com poeiras agregadas, daí o nome "chuva de lama" atribuído a este fenómeno.
Para domingo (7) vislumbra-se a possibilidade de aguaceiros em quase todo o Continente, alguns de lama. Ocorrerá também uma descida das temperaturas devido à chegada de uma massa de ar mais fresca, proveniente de norte.
O estado do tempo em Portugal continental na primeira metade da próxima semana
No que diz respeito às condições meteorológicas da próxima semana, na geografia do Continente, estima-se que uma frente associada a um centro de baixas pressões secundário - derivado da Depressão Kathleen - produza períodos de chuva ou aguaceiros na segunda-feira (8) numa parte significativa do país.
Já para terça (9) e quarta-feira (10), espera-se um panorama meteorológico distinto. Com a subida em latitude do anticiclone, as altas pressões serão gradualmente reforçadas nas proximidades da Península Ibérica, pelo que se prevê um estado do tempo geralmente estável, com períodos nublados e boas abertas.
A massa de ar frio - de origem polar marítima - vinda de norte deverá gerar uma descida das temperaturas na segunda (8) e na terça (9). Todavia, a partir de quarta-feira (10) espera-se que as temperaturas voltem a registar um aumento.