Calor intenso em Portugal nos próximos dias: temperaturas de até 39 °C nestas zonas, trovoada e também noites tropicais
Nos próximos dias as temperaturas vão disparar para valores de pleno verão em várias regiões de Portugal continental. O aviso amarelo por tempo quente já está oficialmente ativo e também há risco de trovoada. Eis as zonas mais afetadas pelo calor intenso.
Desde o início da semana que as temperaturas têm vindo a subir gradualmente devido à subida em latitude de um anticiclone em crista, que se estende desde as imediações de Portugal continental ao Golfo da Biscaia e à subida em latitude de uma massa de ar tropical continental - quente e seca - proveniente do Norte de África.
Temperaturas disparam para valores de pleno verão na reta final de maio em várias regiões portuguesas
Nos próximos dias as temperaturas ainda irão subir mais, com o mês de maio a despedir-se com temperaturas de quase 40 ºC nalguns locais da geografia do Continente, tal como alertámos sucessivamente nas últimas previsões aqui na Meteored.
De momento os avisos amarelos por calor intenso estão ativos nos distritos de Portalegre, Évora, Beja e Santarém, mas é possível que, tendo em conta as previsões, possam ser alargados a outras zonas do país. Os termómetros vão registar uma subida acentuada dos valores de temperatura, sobretudo das máximas, que serão superiores a 30 ºC em quase todo o território de Portugal continental - exceto nalguns locais da faixa costeira ocidental.
Segundo os mapas do modelo de referência da Meteored, os valores de máxima previstos deverão variar entre os 35 e os 39 ºC no interior das Regiões Centro e Sul, desde a Beira Baixa (Castelo Branco) até ao Sotavento Algarvio (Faro). Também são esperadas noites tropicais na quinta (30) e na sexta-feira (31), últimos dias de maio, alturas para as quais são esperadas temperaturas mínimas entre 20 e 22 ºC nos distritos de Castelo Branco, Portalegre e no Sotavento Algarvio, metade oriental do distrito de Faro.
Noites tropicais são assim designadas quando a temperatura do ar mantém-se igual ou superior a 20 ºC durante todo o período noturno.
O único período de tempo instável poderá ocorrer na tarde de quinta-feira, 30 de maio por causa da aproximação de uma superfície frontal fria ao norte da Península Ibérica. Isto produzirá um aumento temporário da instabilidade atmosférica, havendo possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas isoladas no Nordeste Transmontano (Bragança) e em pontos dispersos das Beiras e Serra da Estrela.
Prevê-se que o ápice do calor desta semana ocorra na sexta-feira, 31 de maio, dia em que o calor se intensificará e expandirá geograficamente. Um dos fatores que contribuirá para nova subida das temperaturas será a mudança de quadrante do vento, até então a soprar de Norte. Assim, na sexta-feira (31) espera-se que o vento passe a soprar do quadrante Leste, reforçando a estabilidade meteorológica e o tempo muito quente e seco em quase toda a extensão de Portugal continental.
Fim de semana com provável continuidade de tempo quente
Para o fim de semana prevê-se uma persistência das temperaturas elevadas em território do Continente, apesar de uma suave descida térmica esperada para algumas regiões. O fluxo de Leste deverá manter-se, bem como o calor e o tempo estável, com céu limpo ou pouco nublado.