'Calima': impressionantes imagens da tempestade de areia nas Canárias
Uma tempestade de areia e vento obrigou os sete aeroportos do arquipélago das Canárias a serem fechados devido à pouca visibilidade, e todos os eventos planeados para as festas de Carnaval foram cancelados. Espreite aqui as imagens!
As ilhas Canárias, Espanha, acordaram ontem sob uma névoa seca ('calima', como lhe chamam na região). Trata-se de areia em suspensão que, como é possível ver nas imagens, transformou totalmente a paisagem.
#SevereWeather Areia em suspensão nas #Canárias, Espanha.
— Tempo.pt (@Tempo_Portugal) February 23, 2020
A impressionante erupção de poeira sahariana deixou muito má visibilidade nas últimas horas, provocando o encerramento temporário de alguns aeroporto ️ pic.twitter.com/80gBL7iYQb
Este fenómeno trata-se da movimentação de areia que terá sido transportada pelo vento, a partir do deserto do Sahara, que já durante o fim de semana paralisou o transporte nas ilhas. No vídeo abaixo é possível observar o movimento de areia via satélite.
¡Vaya pasada!
— MeteoGerena (@MeteoGerena) February 23, 2020
El polvo en suspensión del desierto llegando las Islas Canarias vista desde el satélite #CalimaCanarias pic.twitter.com/PTYDn9k1OH
Após dois dias de vento, areia e fogo, espera-se que esta tarde a situação registe melhorias, embora os ventos não estejam a dar descanso aos incêndios que também foram declarados no arquipélago.
El presidente de Canarias, @avtorresp, afirmó en @Desayunos_tve, que la "mayor preocupación" está en el incendio #IFTasarte, en Inagua, donde "ha caído algo de lluvia". Se espera que puedan actuar los medios aéreos. Anoche el fuego cruzó la pista (vídeo). pic.twitter.com/VaaESB986q
— Mírame TV Canarias (@MIRAMETV) February 24, 2020
Nesta segunda-feira é esperado vento de sudeste, mais intenso a leste, com rajadas que podem exceder os 80 km/h em Lanzarote e Fuerteventura, segundo a Agencia Estatal de Meteorología (AEMET).
️El Gobierno de Canarias finaliza la situación de Alerta por Vientos / Hay probabilidad de intervalos de 50 a 70 km/h en cualquier punto del Archipiélago y de rachas de hasta 80 en Tenerife, Lanzarote y Fuerteventura️https://t.co/kAzWaAjBpR
— Mírame TV Canarias (@MIRAMETV) February 24, 2020
Neste momento, todos os aeroportos da ilha foram reabertos, embora com restrições de segurança devido a problemas de visibilidade causados pela areia do deserto em suspensão. No entanto, o governo desta Região Autónoma espanhola mantém a situação de alerta.