Calendário de plantações: o que posso cultivar no mês de agosto?

Chegou o mês de agosto, o auge do verão português, responsável pelos formosos dias de sol. Fique a saber quais os cuidados a ter e o que pode semear na sua horta nestes dias de altas temperaturas.

Culturas de agosto
A horta em agosto está no seu auge. Se os cultivos tiverem sido planeados de forma adequada podemos colher, este mês, muitos legumes, frutos e ervas aromáticas.

O mês de agosto é o mês em que “o calor aperta, o que pode provocar um grande problema para as colheitas e o cultivo na nossa horta.

De acordo com João Pintos, engenheiro agrónomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e investigador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, apesar do calor que se possa fazer sentir em agosto, estas condições meteorológicas devem ser aproveitadas da melhor forma para enraizar culturas fortes e resistentes.

“Em agosto toda a fruta tem o seu gosto.” - Provérbio Popular

Este é um mês em que deve ter muita atenção à rega e à falta de água que se possa sentir no cultivo e é também quando se poderá ver todo o trabalho realizado nos meses anteriores, pois este é um mês abrupto em colheitas.

Agosto e a sua climatologia

Em Portugal continental o mês de agosto está associado ao clima quente e seco, apresentando uma média da temperatura máxima, à escala da nossa geografia, de 28,8 ºC, tendo em conta o histórico observado da normal climatológica de referência (1971-2000), de acordo com o Portal do Clima.

Relativamente à pluviosidade, as chuvas podem começar a ocorrer com um pouco mais de frequência, contudo o tempo ainda permanece muito seco, com apenas cerca de 14 mm de precipitação média acumulada, para todo o território de Portugal Continental.

Trabalhos a desenvolver

Durante este mês deve existir um controlo diário na horta, pois com o calor, a colheita acelera e a fruta amadurece mais rapidamente.

Para que não se perca a colheita e o esforço de todo o trabalho, deve colher todas as frutas que encontrar pelo caminho e examinar as plantas com manchas brancas ou murchas, estes são sinais de pragas e doenças.

Encontre uma forma de enganar as aves e insetos para que eles não ataquem as árvores frutíferas.

O que colher e plantar

Se o tempo não estiver muito quente, começam-se a plantar as couves para o Natal e prepara-se o terreno para as sementeiras e plantações do próximo outono e inverno.

Com o forte calor, muitas plantas adaptam-se facilmente e as culturas que já estão em plena produção, como os tomates, pepinos, abóboras e pimentões, acabarão por aproveitar os maravilhosos recursos do tempo para se desenvolverem plenamente.

Quanto aos legumes, pode colher o grão-de-bico, ervilhas, tremoços, favas, feijões e lentilhas. É também o momento de colher cereais como aveia, cevada, centeio e trigo.

Relativamente às árvores frutíferas, pode colher damascos, cerejas, figos, ameixas, maçãs, pêssegos e peras e proceder à plantação de espécies florestais e árvores de fruto como pistácio, pereira, cerejeira, macieira, pessegueiro e loureiro.

HortícolasÁrvoresFloresCereais
Cenoura, espinafre, alface, nabo, batata, couve-flor, pepino, tomate, aipo, beringela, alcachofra.Plantação e propagação de espécies florestais e árvores de fruto (pistácio, pereira, cerejeira, macieira, pessegueiro, loureiro). Cosmos, cravos, crisântemos, ervilha-de-cheiro, gipsófilas, goivos, miosótis, sécias, verbena, zínias. Linho, milho, quinoa.
Fonte: "Como fazer tudo pelo seu jardim" - João Pintos

As flores, pode semear amores-perfeitos, bocas de lobo, calêndulas, cravos, crisântemos e manjericos.

Como se pode ver, há um grande número de plantas que requerem atenção para colher os seus frutos, atividade que deve ser realizada com cuidado, atenção e atenção, para que não se estraguem e cheguem à mesa com todo o esplendor da colheita.

A arte dos espantalhos

O uso de espantalhos em plantações começou há mais de 5 mil anos, no Antigo Egito. Na época, os agricultores lutavam contra as codornizes e criaram armações de madeira com redes, que serviam para afastar as aves. Estes protótipos deram vez a figuras humanoides na Antiga Grécia e ainda hoje são usados como forma de garantir uma boa colheita.

Espantalho
O espantalho é utilizado para afugentar as aves ao simular a presença de um ser humano.

Atualmente, de acordo com Colin Garratt, fotógrafo britânico, os espantalhos são construídos com recipientes de plástico, juntamente com outros materiais modernos, como máscaras e roupas industriais. Muitos são os que ainda acreditam que espantalhos com rostos expressivos são a melhor forma de espantar os predadores indesejados.