Calendário de plantações: o que podemos cultivar em abril?
O início de uma nova estação, como a primavera, traz consigo alterações de temperatura, humidade ou precipitação, que podem ou não beneficiar o cultivo da época. Saiba mais sobre as plantações para abril em Portugal!
Damos as boas-vindas a abril, um dos meses mais trabalhosos na horta e no jardim, pois esta é a altura ideal para semear e plantar tudo aquilo que queremos colher nos meses de verão.
Para aqueles que semearam no inverno, chegou o momento de colher as ervas frescas, as alfaces e os morangos e até mesmo as flores comestíveis, de forma a embelezar os seus pratos primaveris com um toque ainda mais especial.
Abril e a sua climatologia
O mês de abril é conhecido pela sua variabilidade meteorológica, uma vez que podemos desfrutar de todas as estações do ano, por vezes, em apenas um dia.
Com o início da primavera, as temperaturas tendem a ficar mais agradáveis, principalmente durante o dia, contudo o frio ainda se faz sentir durante a manhã e o final do dia.
A nível climatológico, apresenta uma média da temperatura máxima, à escala da nossa geografia continental, de 18.2 ºC, tendo em conta o histórico observado da normal climatológica de referência (1971-2000), que consta no Portal do Clima.
No que diz respeito à pluviosidade, surge com 78,9 mm (precipitação média acumulada), considerando todo o território de Portugal Continental.
Trabalhos a desenvolver
Neste mês deverá voltar-se para as sementeiras e enriquecê-las com composto e húmus. Uma vez que as temperaturas a partir deste mês tendem a subir, deve ter atenção às regas, assim como estar atento aos ataques de animais não desejáveis nos hortícolas, como as lesmas e os caracóis.
O que plantar
Quanto às hortícolas, é hora de semear agrião, beringela, beterraba, cenoura, chícharos, chuchu, curgete e o tomate. Pode também plantar a melancia e o melão, designadas como hortaliças de fruto.
Hortícolas | Árvores/arbustos | Cereais | Flores |
---|---|---|---|
Abóbora, aipo, agrião, beringela, beterraba, cebolinho, cenoura, chuchu, coentros, espargo, espinafres, grão-de-bico, manjericão, melancia, melão, nabo, orégãos, pepino, rúcula, tomate. | Citrinos, alecrim, alfazema, rosmaninho, tomilho. | Linho, milho, quinoa. | Amores-perfeitos, begónias, camomila, girassol, malmequer, petúnia, sécias, verbenas, zínias. |
Fonte: Almanaque Agroflorestal - Cooperativa Integral Minga (Montemor-o-Novo). |
Depois da sua colheita no mês de fevereiro, agora é hora, para aqueles que pretendem fazer novas plantações, como as árvores de citrinos.
Para os amantes das aromáticas, podem plantar o alecrim, salsa, coentros, cebolinho, orégãos, salva e hortelã. As petúnias, cravíneas, os cravos e os amores-perfeitos são as flores que pode semear para dar cor e vida ao seu jardim.
Flores comestíveis
O uso das flores na culinária já remonta à Idade Média, em que os romanos decoravam e davam um sabor especial aos seus pratos com violetas e rosas que eles próprios cultivavam.
Atualmente, em Portugal, o interesse nas flores comestíveis é visto como uma tendência, uma forma de tornar os pratos mais exóticos e visualmente mais atraentes e apetecíveis.
Amor-perfeito
Esta flor é perfeita para decorar os nossos pratos devido à sua variedade de cores, apresentando um sabor adocicado mas suave.
Pode ser utilizada nas sopas, bebidas, saladas de frutas e sobremesas. É conhecido pelas suas propriedades diuréticas.
Capuchinha
A capuchinha é também muito utilizada na culinária uma vez que o seu cultivo é bastante simples e não necessita de muitos cuidados.
Apresenta uma floração e rápido desenvolvimento o que se torna prática de cultivar e utilizar as suas folhas e flores nos pratos.
Há quem diga que o seu sabor assemelha-se ao agrião devido ao seu gosto levemente apimentado. É excelente para dar aroma às saladas e a pratos frios.
Brincos de princesa
O nome desta flor está associado às suas flores pendentes, em formato de sino, com muitas pétalas e podem apresentar várias cores, como vermelha, branca, roxa e rosa. Podem ser utilizadas em saladas mistas.
Pode aproveitar a primavera para experimentar, usar e abusar destas flores nas suas preparações culinárias, tornando-as irresistíveis!