Calendário de plantações: o que cultivar no mês de junho?
Junho marca o final da primavera e a chegada do verão, no entanto nem mesmo nesta altura do ano as tarefas no seu jardim e/ou horta podem parar. Fique a saber o que plantar aqui!
Junho é sinónimo de dias longos e quentes, assinala o fim da primavera e o inicio do verão. É o mês das sardinhadas, dos santos populares, dos feriados e das férias.
Porém, se pretende ter uma horta/jardim saudável tem que continuar a pôr as mãos na terra!
Uma boa planificação permite uma horta cuidada com tudo o que precisa, pois tudo aquilo que queremos colher durante o verão ou outono, devemos semear ou plantar em junho.
Junho e a sua climatologia
Em Portugal Continental, o mês de junho traz consigo aquele ar de verão com o frescor da primavera. As temperaturas mais quentes já se fazem sentir e até as noites começam a ficar mais agradáveis.
A nível climatológico, apresenta uma média da temperatura máxima, à escala da nossa geografia continental, de 25.4 ºC, tendo em conta o histórico observado da normal climatológica de referência (1971-2000), de acordo com o Portal do Clima.
No que diz respeito à pluviosidade, surge como um dos meses com menor precipitação, com 32.2 mm (precipitação média acumulada), considerando todo o território de Portugal Continental.
Trabalhos a desenvolver
Durante este mês fazem-se limpezas e cortam-se as ervas voluntárias antes de florescerem, de forma a evitar a sua propagação. Devem-se podar os arbustos de floração primaveril e aplicar os tratamentos naturais para defender as suas plantações de doenças e pragas.
Em junho, como as chuvas são menos frequentes, é importante que tenha atenção para que as suas plantações recebam a quantidade de água certa para sobreviverem até à colheita. Deve assim regá-las, sempre que possível, à tarde, quando a terra não estiver tão quente ou logo pela manhã, enquanto a terra ainda está fresca.
O que plantar?
Em junho podemos plantar e semear praticamente todas as plantações que até à data ainda não tenham sido feitas no exterior.
Quanto às leguminosas e hortícolas pode plantar agrião, alho-francês, espinafres, beterraba, beringela, couves, pimentos, malaguetas, tomate e pepino e recolher os frutos/sementes da ameixeira, cereja-brava, damasqueiro e nespereira.
Leguminosas/Hortícolas | Árvores | Flores | Ervas Aromáticas |
---|---|---|---|
Cenoura, cebolinho, curgete, nabo, rúcula, pepino, tomate, alface, morangos, nabo | Frutos da ameixeira, cerejeira-brava, damasqueiro e nespereira | Girassóis, amores-perfeitos, cravos, sécias | Alecrim, salsa, coentros, cebolinho, tomilho, orégãos, loureiro, salva, hortelã, camomila |
Fonte: Almanaque Agroflorestal - Cooperativa Integral Minga (Montemor-o-Novo) |
Para continuar a dar cor ao seu jardim pode plantar os girassóis, tagetes, zínias, capuchinhas e petúnias.
Os cultivos da época são agora mais abundantes e já se vai colhendo muitos dos vegetais e legumes que se plantou no início na primavera, como a alface, cenouras, cebolas, espinafres, morangos, cerejas, amoras, entre outros.
O mês do mirtilo
De acordo com a DRAPC (Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro), junho é considerado o mês do mirtilo.
Esta baga de cor azul-ceroso, que cresce num pequeno arbusto que alcança 1m a 1,5m de altura tem vindo a ganhar cada vez mais apreciadores devido ao seu sabor e pelas suas propriedades.
As suas bagas são ricas em substâncias antioxidantes, ajudando assim a retardar o envelhecimento.
Para além disso, este pequeno fruto está no topo dos alimentos com maior teor de antioxidantes, é rico em vitaminas, A, B, C e PP, possuindo ainda sais minerais, magnésio, potássio, cálcio, fósforo e ferro.
Está também associado à versatilidade culinária, uma vez que combina com saladas e outros pratos, sendo também muito utilizado em pastelaria, em gelados, batidos, chás e compotas.
Mas como deve esta baga ser plantada?
Este fruto, ainda pouco explorado, pode ser cultivado em casa, tendo em consideração a preparação do solo, o clima, a irrigação e a iluminação.
A plantação de mirtilos deve ser feita no início do inverno, em regiões de clima temperado.
Deve escolher um local com uma luminosidade direta, evitando locais propensos à ocorrência de geada e que se encontre protegido dos ventos fortes.
A plantação não deve ser realizada em áreas baixas e mal drenadas, se possível deve ser feita num solo arenoso, com uma boa drenagem e rico em matéria orgânica.