Calendário de plantações: eis o que cultivar este mês de outubro

Entramos em outubro, o mês que marca o outono, que se assemelha à primavera, com as condições ideais para a preparação de sementeiras e plantações. Fique a saber quais os trabalhos a fazer para dar continuidade à sua horta.

Plantações de outono
Adeus verão, olá outono. O início do outono traz consigo novas oportunidades de cultivo e plantações, muito importantes para os meses que se seguem. Fonte: Wikimedia Commons

Chegamos ao outono, entramos num novo ciclo de cultivo e cuidados a ter na horta e no jardim.

Os trabalhos de limpeza devem continuar assim como algum tempo de pousio pode ser benéfico antes de novas culturas.

"Em Outubro pega tudo". - provérbio popular que faz referência a que nasce tudo o que se planta.

Com as alterações da temperatura há que preparar/defender as culturas para a eventualidade das primeiras geadas que se aproximam.

Outubro e a sua Climatologia

Em Portugal Continental, o mês de outubro representa a entrada do outono com as temperaturas mais amenas e já até algumas brisas mais frescas.

A nível climatológico, apresenta uma média da temperatura máxima, à escala da nossa geografia continental, de 21.2 ºC, tendo em conta o histórico observado da normal climatológica de referência (1971-2000), de acordo com o Portal do Clima.

No que diz respeito à pluviosidade, surge com 98.2 mm de precipitação média acumulada, considerando todo o território de Portugal Continental.

Trabalhos a desenvolver

Este mês deve semear, plantar e fazer estacaria do máximo de espécies de árvores e arbustos.

Quando a poda é realizada no final do outono ou no começo do inverno, há menos perda de seiva e as plantas sofrem menos.

Começam a cair as folhas de muitas plantas e árvores que, juntamente com as podas, compõem matéria orgânica boa para as zonas de novas sementeiras e plantações.

Quanto à rega com o aparecimento das primeiras chuvas, significa menos trabalho com a mesma.

O que plantar?

Na horta, chegou a altura de colher feijão, castanha, noz, avelã, abóbora e melão de inverno.

Plante legumes e hortaliças como alfaces, aipo, acelgas, alho-francês, beterraba, brócolos, espargos, couves, beterrabas, couves, alhos e cebolinhas no final do mês.

HortícolasÁrvores/ArbustosFloresCereais
Abóbora, absinto, acelga, aipo, agrião, beringela, beterraba, cebola, chicória Citrinos, alecrim, alfazema, hissopo, rosmaninho Amores-perfeitos, ásteres, begónias, cravos, estrelas-do-Egito, ervilhas-de-cheiro. Cânhamo, linho, milho, quinoa.
Fonte: Almanaque, Plantei.eu

Plante árvores de citrinos e quanto aos arbustos, plante alecrim, alfazema, rosmaninho e tomilho.

No jardim, plante roseiras, crisântemos, lírios, narcisos, tulipas, cíclames, açucenas, jacintos, junquilhos e anémonas.

Abóbora: a favorita no mês das bruxas

Este é um legume rico em carotenóides, pigmentos com propriedades fotoprotetoras que protegem a pele contra os raios ultravioleta do sol, ajudando a prevenir o aparecimento de cancro de pele.

Também protege os olhos contra os raios UV emitidos pelo sol e contra a luz azul emitida por computadores e telemóveis, prevenindo a formação de cataratas.

Abóbora
A abóbora é querida durante todo o ano, mas é no mês de outubro que ganha um protagonismo diferente. Fonte: Wikimedia Commons

A abóbora é um vegetal muito versátil e bastante popular na nossa gastronomia, pois podemos encontrá-lo em entradas, sopas, sobremesas e pratos principais. Podemos destacar as tradicionais filhoses de abóbora ou o doce de abóbora que fica excelente preparado com canela e nozes.

É também inevitável a ligação que fazemos da abóbora às celebrações do Halloween, transformando as abóboras em lanternas para enfeitar as janelas.