Boeing 777X, o novo maior avião de passageiros do mundo que começaria a voar a partir de 2025

Trata-se de uma nova série da família Boeing 777 que está atualmente em desenvolvimento: terá novos motores, asa de material composto e tecnologias do Boeing 787.

Boeing 777X
Ainda em produção, esta nova aeronave só seria certificada para entrar em serviço em 2025.

O novo Boeing 777X será o maior e mais eficiente avião bimotor do mundo: com novos avanços em aerodinâmica e motores, o veículo oferecerá consumo de combustível e emissões 10% menores, e custos operacionais 10% menores que a concorrência.

O seu lançamento estava originalmente previsto para 2020, mas até ao momento ainda está em fase de produção e ajustes, por isso foi adiado por alguns anos. Seguindo as etapas correspondentes, o Boeing 777X só seria certificado para entrar em serviço em 2025.

Embora ainda em produção, o Boeing 777X já se posiciona como o novo maior avião comercial do mundo e espera-se que, graças a ele, a empresa consolide o seu domínio sobre a Airbus no mercado de longa distância.

Segundo informações, o Boeing 777X será oferecido em três variantes: o primeiro a entrar em serviço será o Boeing 777-9, o maior avião dos três modelos, com cerca de 35 lugares a mais que o atual Boeing 777 300ER, cuja autonomia é similar. Depois, será seguido pelo Boeing 777-8 e a sua versão cargueira, e pelo Boeing 777XF, que será uma aeronave menor, mas terá capacidade de alcance de cerca de 1.500 milhas náuticas a mais.

Algumas características do novo Boeing 777X

Criado pela empresa Boeing, o 777X é uma família de aeronaves de fuselagem larga de longo alcance. É uma nova geração do modelo 777, resultado de uma grande modernização, que inclui atualizações nos sistemas de bordo, materiais internos e estruturais, além de uma asa projetada inteiramente com materiais compostos.

Boeing 777X
Uma vez inserido no mercado, ele irá destacar-se como o maior e mais eficiente avião bimotor do mundo.

O Boeing 777X tem a maior capacidade de qualquer avião bimotor, com capacidade para 426 passageiros em duas classes. O 777X possui pontas de asas dobráveis, permitindo operações de voo mais eficientes e acesso a mais aeroportos.

  • Ele usará motores GE9X da General Electric, os maiores e mais potentes motores de aeronaves comerciais já construídos, com um recorde de 134.300 libras de empuxo.
  • Terá as emissões de dióxido de carbono mais baixas por assento de qualquer voo de fuselagem larga.
  • A sua nova tecnologia de motores também oferece menos ruído, tanto na cabine de passageiros quanto para as comunidades aeroportuárias.
  • Contará com um sistema de iluminação LED que oferecerá um número ilimitado de combinações de cores, permitindo que o ambiente de uma cabine mude do amanhecer ao anoitecer, ou até mesmo exiba um céu noturno se a companhia aérea assim o desejar.

Em relação ao seu interior, o modelo Boeing 777X apresenta janelas aumentadas para serem significativamente maiores que as do 777 atual e 30% maiores que as do Airbus A350.

Companhias aéreas que já encomendaram o seu Boeing 777X

A Boeing tem uma carteira de pedidos de 340 aeronaves 777X, principalmente da Emirates, Lufthansa, Cathay Pacific, Singapore Airlines e Qatar Airways, sete das companhias aéreas com as maiores frotas do mundo:

  • A Emirates, com sede no Dubai, a maior companhia aérea do Médio Oriente, encomendou 115 aeronaves Boeing 777-9X e 35 aeronaves Boeing 777-8X.
  • Por sua vez, a Qatar Airways, uma das maiores companhias aéreas de carga do mundo, já fez um pedido de até 50 aeronaves 777-8 Freighter.
  • A Cathay Pacific, companhia aérea de bandeira da região administrativa especial de Hong Kong, com sede e principal base operacional no Aeroporto Internacional de Hong Kong, adquiriu 21 aeronaves Boeing 777-9X até ao momento.
  • A Lufthansa, companhia aérea de bandeira da Alemanha, tem 20 aeronaves Boeing 777-9X encomendadas. O mesmo número de aviões que a All Nippon Airways, companhia aérea com sede em Minato, Tóquio, também solicitou.
  • A Etihad Airways, companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos com sede na capital Abu Dhabi, fez um pedido de 6 aeronaves Boeing 777-9X.