Aviso laranja para nevoeiro persistente em 4 distritos e descida das temperaturas: saiba quais as zonas mais afetadas

O nevoeiro será persistente em vários locais de Norte e Centro, especialmente nos vales, nas próximas horas, e poderá dar origem ao sincelo. Saiba mais aqui.

Apesar da tendência anticiclónica continuar a influenciar o estado de tempo em Portugal continental, esperam-se algumas novidades nas próximas horas. A mais relevante será o nevoeiro.

Avisos meteorológicos para nevoeiro persistente

Neste momento, estão ativos 4 avisos amarelos nos distritos de Bragança, Guarda, Vila Real e Viseu, que permanecerão em vigor até à meia-noite de amanhã, sábado, mas que a partir dessa hora passarão a aviso laranja e estarão em vigor, pelo menos, até às 12h do dia 29, domingo.

nevoeiro; visibilidade
Estas serão as áreas mais afetadas pelo nevoeiro persistente. Estima-se que às 8h da manhã de domingo seja o pico do nevoeiro.

Este nevoeiro poderá ser gelado, ou seja, poderá dar origem ao sincelo, cuja maior propensão para se formar é nos vales por serem mais propícios à formação de nevoeiro, que quando se torna mais denso pode despoletar a ocorrência de precipitação de cristais de gelo.

As temperaturas vão voltar a diminuir

Para além disto, é esperada uma diminuição gradual das temperaturas máximas e mínimas, até ao arranque da próxima semana. Durante as próximas madrugadas, os valores mínimos na faixa interior irão oscilar entre os -2ºC na Guarda e os 4ºC em Beja.

Já na faixa litoral estes valores deverão rondar os 4ºC no Porto e os 10ºC em Faro. Este último deverá ser o distrito mais quente do fim de semana, com valores máximos de 17ºC.

A madrugada e o dia de domingo serão mais frios em relação a sábado, onde, para além dos valores negativos na Guarda, também Bragança poderá registar -1ºC, e as temperaturas máximas irão descer ligeiramente em praticamente todo o país, à exceção de Faro.

A semana arranca com valores mínimos ainda mais baixos

Apesar de na segunda-feira poder haver um aumento pouco significativo das temperaturas máximas em regiões como Trás-os-Montes e Beira Interior, as mínimas nesses locais sofrerão uma descida.

Esta tendência de arrefecimento noturno poderá estender-se até terça-feira, onde a mínima esperada para a Guarda é de -4ºC.

Desta forma, o distrito da Guarda pode registar -3ºC e os distritos de Vila Real e Bragança -1ºC, de mínima. Também no litoral Norte e Centro poderá haver uma diminuição dos valores mínimos.

Assim, o distrito de Viana do Castelo poderá registar 5ºC de mínima, o Porto poderá chegar aos 3ºC e Coimbra aos 2ºC. As máximas esperadas para estes distritos serão de 14ºC para os primeiros e de 16ºC para Coimbra.