Avião sofre danos graves após enfrentar tempestade de granizo no Paraguai
Um voo entre as cidades de Santiago, Chile, e Assunção, Paraguai, foi duplamente afetado pelas tempestades severas formadas devido à passagem de uma frente fria. Os passageiros a bordo enfrentaram momentos de terror e o avião ficou extremamente danificado!
Um voo da companhia aérea LATAM que saiu da cidade de Santiago, no Chile, com destino a Assunção, capital do Paraguai, nesta quarta-feira (26), foi gravemente afetado por um intenso sistema de tempestades durante o percurso e ainda teve que fazer um desvio para a cidade de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, Brasil.
O Airbus A320-200 partiu de Santiago por volta das 15h e deveria chegar a Luque, na região metropolitana de Assunção, onde fica o aeroporto da capital, por volta das 17h de quarta. Contudo, devido às condições meteorológicas severas, com muita instabilidade entre o norte da Argentina, Paraguai e o sul do Brasil devido à passagem de um sistema frontal, o piloto do avião desviou para o aeroporto de Foz do Iguaçu, onde aguardou por uma melhoria nas condições do tempo durante algumas horas.
O avião partiu do aeroporto de Foz do Iguaçu às 22h, entretanto, enfrentou um novo temporal no trajeto para a capital paraguaia. Nessa ocasião o avião foi apanhado por um temporal severo de granizo, que danificou a sua estrutura e provocou a perda de um dos motores em pleno voo. Segundo relatos, o avião chegou a perder os dois motores durante o voo, mas um deles voltou a funcionar. A turbina de emergência (RAT - Ram Air Turbine) chegou a ser acionada.
Alguns passageiros registaram os momentos de pânico vividos enquanto o avião passava pela tempestade. Nos vídeos pode-se ver a intensa turbulência enfrentada, os gritos de pânico dos passageiros, a intensa atividade elétrica da tempestade e pode-se ouvir o barulho do impacto do granizo no avião. Segundo relatos de passageiros, em determinado momento, os pilotos e tripulantes pediram que todos ficassem em posição de impacto.
Uma paragem de emergência foi, por fim, autorizada no Aeroporto Silvio Pettirossi, em Luque, às 23h. O avião conseguiu aterrar em segurança e felizmente ninguém ficou ferido, todavia, ficou muito danificado devido aos impactos da tempestade de granizo. As fotos divulgadas momentos depois da aterragem mostram que o radome - o “nariz” do avião - ficou totalmente destruído, além do pára-brisas completamente quebrado pelo granizo.
Um grande sistema convectivo varreu o Paraguai na quarta-feira, com tempestades muito severas e acumulações elevadas de chuva. Em poucas horas, a chuva provocou muitos danos em várias áreas do país, incluindo a capital, tais como queda de árvores, inundações e enxurradas repentinas e bastantes danos materiais. Além disso, várias áreas ficaram sem fornecimento de energia elétrica e alguns motoristas ficaram presos nas estradas.