Avalanche mortal nos Alpes franceses provoca pelo menos seis mortes
Pelo menos seis pessoas morreram numa avalanche nos Alpes franceses, incluindo dois guias, e o número de mortos pode aumentar.
No domingo, 9 de abril, ocorreu uma forte avalanche nos Alpes franceses em consequência do desprendimento do glaciar de Armancette na localidade de Les Contamines-Montjoie, que surpreendeu esquiadores e guias de montanha. O evento deixou um número provisório de 6 mortes.
Helicópteros e drones com a capacidade de detetar sinais de telemóveis foram utilizados nas operações de busca e salvamento, o que levou à localização da quinta vítima mortal, uma mulher de 39 anos. Um sexto corpo foi encontrado na segunda-feira 10.
Pelo menos uma pessoa foi levada ao hospital por ferimentos menores e outras 8 ficaram ilesas, de acordo com relatórios da prefeitura de Alta Sabóia. Não foram partilhados detalhes sobre as identidades pessoais das vítimas, mas sabe-se que pelo menos dois dos corpos eram de guias de montanha.
Os Alpes são um dos destinos de férias mais populares na comunidade francesa durante a Semana Santa. De acordo com informações fornecidas pela Prefeitura da região de Alta Sabóia, a avalanche tinha 500 m de largura e 1 600 m de profundidade.
A agência meteorológica francesa, Meteo France, não tinha emitido nenhum aviso de avalanche para domingo 9 de abril e considerava o risco como limitado.