Austrália: milhões de peixes aparecem mortos no rio Darling
Milhões de peixes apareceram mortos no rio Darling, perto de Menindee, Austrália. Autoridades atribuem as mortes aos baixos níveis de oxigénio das águas e às temperaturas elevadas. Mais imagens e informações, aqui!
Milhões de peixes foram encontrados mortos num rio australiano por causa dos níveis perigosamente baixos de oxigénio na água provocados pelo recuo das águas das últimas cheias, de acordo com as autoridades governamentais. Além disso, as temperaturas elevadas que vão persistindo na região nos últimos dias (evento de onda de calor) exacerbaram ainda mais os já reduzidos níveis de oxigénio, intensificando a letalidade dos animais marinhos.
Os peixes que apareceram mortos no rio Darling, perto da cidade de Menindee, eram, em grande maioria, arenques (bony herring, em inglês), um peixe de água doce australiano tipicamente encontrado em grandes cardumes no norte e centro do país e também na bacia Murray-Darling. Contudo, outras espécies, tais como o bacalhau-de-murray, a perca dourada, a perca prateada e a carpa também morreram neste evento.
Já não é a primeira, e provavelmente não será a última vez, que um evento desta natureza e magnitude sucede nesta parte da Austrália. De acordo com a Autoridade da Bacia de Murray-Darling (MDBA), entidade regida pelo Governo Australiano, "o Lower Darling foi sujeito a trágicos eventos de morte de peixes em dezembro de 2018 e janeiro de 2019. Os grandes eventos de morte de peixes cobriram uma extensão de 40 quilómetros do rio Darling, a jusante dos Lagos Menindee".
A fim de mitigar mais eventos de morte de peixes, a MDBA já está a tentar encontrar várias soluções, que incluem: a aeração da água, verificar se há água que possa ser libertada para melhorar a qualidade da mesma, entre outras.